terça-feira, 31 de maio de 2011

Ilusão e Imã

Por quanto tempo você viverá?
Estava assistindo Fantástico (de vez em quando aparecem umas reportagens legais, acredite) e apareceu uma reportagem de um empresa vendendo testes de medição de telômeros. A reportagem até que se esforçou para explicar o que ele era, mas podia ter se esforçado muito mais, ficou bem meia boca. O pior não foi nem isso, eles teriam que ter deixado claro na reportagem que não é apenas o tamanho de uma parte do DNA que fará com que atinjamos a morte, um número enorme de fatores na nossa vida são responsáveis pelo envelhecimento, e esses você não tem como medir, como alimentação, exercícios e afins. E mais, o que fazer com o dado? Tá bom, meu telômero parece de uma pessoa padrão de 35 anos e eu tenho 30. E? E acabei de gastar 700, isso, 700 dólares para uma informação que eu posso agora enfiar no bolso! Parabéns!. O post é ótimo e mostra como a reportagem deveria ter sido realmente tratada.


Imãs gigantes são necessários para orientar os feixes de prótons no ISIS
Você curte o saber como funciona? Então vai gostar muito desse post, ele é só uma amostra do que você pode encontrar nesse site. Ele mostra os bastidores da Ciência, quais são as ferramentas e as técnicas utilizadas para que um determinado experimento possa ser realizado. No caso, o post mostra como um acelerador de partículas (aquele que vai destruir o mundo) orienta seus prótons. Gostei, e o mais legal que são centenas de vídeos para você se esbaldar. Aproveite.

2 comentários:

Karin disse...

Pra que saber quanto tempo viveremos, né, Vinícius? Eu, por exemplo, vou viver pra sempre já que não envelheço, não é verdade?!!!! Ahahaha!
Agora, falando sério, importante é vivermos com dignidade e resposabilidade, lembrando que cada dia pode ser o último. Independente de qualquer correlação entre tamanho de telômeros e longevidade, as nossas vidas vão ser aquilo que fazemos com ela! Para essa reportagem do Fantástico caberia muito bem o post do dia 17 de Maio sobre "Relações Perigosas". Relacionar informações de causa e efeito sem muito comprometimento é perigoso. Falta de informação e ignorância são perigosos. Sensacionalismo dá mais notícia e dá mais ibope!
Vamos VIVER simplemente e deixar alguma coisa útil para o mundo, assim nos tornamos eternos (aqui entra o post sobre a "Alma" do dia 28 de Maio.
Estou amando o blog! Beijo.

Vinícius Camargo Penteado disse...

Muito bem dito!
Brigado Karin, fico feliz
Um abraço