quarta-feira, 25 de maio de 2011

Ruminantes

Homo sapiens X Celulose
Texto indicado pelo meu amigo Ricardo Horiuchi, também biólogo e meu padrinho de casamento, brigado Shinzão. O autor faz referência a relação dos animais com as plantas. De como podemos aproveitar só um pouco da glicose produzida por elas, pois somos altamente incapazes de conseguir degradar celulose, o principal componente das células vegetais e a molécula orgânica mais numerosa do mundo! Toda essa quantidade de moléculas energéticas a disposição e perdemos feio para os microorganismos, estes sim capazes de degradá-las. Com relação a isso eu fiquei em dúvida quando o autor diz que os ruminantes se associaram a fungos para aproveitar o alimento. Eu sabia da associação com protozoários (cupins) e com bactérias, mas nunca tinha ouvido falar sobre essa com fungos. Fui atrás nos livros aqui de casa, procurei na internet e não encontrei nada confirmando a relação, mas também não encontrei nada negando. Fiquei curioso. Deixando isso pra lá o texto é bem legal e traz uma descoberta que pode mudar muito e de maneira radical o ganho que teremos com a indústria de alimentos e combustível.


Zoo de Itatiba

ps: uma amiga minha, também bióloga, a Bianca Vigna foi pesquisar com um amigo que estuda ruminates e confirmou: existem mesmo fungos na flora dos ruminantes (você pode ver aqui). Muito mais loco, essa eu não sabia. Brigado Bibinha por ler o blog e por ajudar. Um beijo.

Nenhum comentário: