sexta-feira, 20 de maio de 2011

Bigodes e Esponjas

Oh, minhas orelhas e meus bigodes
Post muito doido, mais um que meu amigo Marcos Batista indica. O post em si já é muito legal, o melhor é saber que ele o encontrou lá no site do The Economist, que tem uma seção de Ciências.. Não sei se você já sabe, mas os golfinhos possuem um ecoradar, eles produzem um som que rebate em suas presas e volta para sua interpretação, assim eles conseguem caçar no escuro das profundezas, por exemplo. O que os pesquisadores mostraram no experimento é que aqueles bigodões da foca não estavam lá a toa, com eles as focas conseguem perceber o rastro deixado por uma presa, e não só isso, como também seu tamanho e formato. Assim, mesmo judiando da coitadinha que tem que carregar esse fone de ouvido, ela conseguiu distinguir vários objetos distintos. Um experimento difícil, mas que traz uma informação muito legal, essa foca é foca, na água ela esculacha.

Vale para os leões marinhos também

O Reino Animal - Invertebrados
Esse é só mais um dos posts desse blog interessante que traz várias cenas de filmes e outras coisa mais que são associadas a Ciência. No post em questão ela mostra diversos trechos de filmes que podem ser mostrados em sala de aula quando estivermos nos referindo a alguns filos animais, como o dos Poríferos, por exemplo, com o já famosíssimo Bob, e seus vários amigos. Eu adoro usar o Gary como exemplo em sala de aula, toda vez que falo de molusco tenho que colocá-lo na lousa, e ainda boto um balãozinho com o MIAU. Os alunos sempre curtem, diverte e chama a atenção. Vale a pena.

Nenhum comentário: