domingo, 15 de maio de 2011

Sonho e Anoxia

A origem: fatos, ficção e especulação
Assisti esse filme há pouco tempo e me diverti muito, adorei as histórias da implantação da ideias e dos sonhos dentro dos sonhos, achei tudo muito doido, digno de um filme de FICÇÃO científica, que quer mais que nós nos divertamos enquanto comemos pipoca. Os sonhos são dignos de respeito, eu já sonhei alguns que me dão muito prazer em recordar, os de vôo foram os mais legais. São assim: eu começo dando uns pulos (em vários lugares do mundo, até em Harvard eu já voei) e, quando menos espero, estou eu lá flutuando e me deslocando fazendo malabarismos e tudo. É uma sensação muito boa, e eu me esforço pra não acordar. Outro filme legal que traz algo parecido é o A.I. do Spielberg, quando o robozinho vai pra cidade ele encontra umas lojas onde a turma paga pra sonhar sonhos que desejam. Eu pagaria mesmo, e caro, pra ter alguns sonhos, como esse de voar, por exemplo. Ficaria umas boas duas horas viajando pelo mundo sem sair de uma poltrona bem confortável.

Peixe escorpião trasparente onírico!

Biologia comparativa: Anoxia, Hipoxia e Hipercapnia
Super interessante. Nós não conseguimos viver em condições com baixos níveis de oxigênio e nem em condições com altos níveis de dióxido de carbono. Mas tem uns benditos de uns animais que conseguem. No caso eles estudaram tanto uma pequena tartaruguinha ( que deve viver em lagos com baixos índices de oxigênio, devido a decomposição das folhas) quanto roedores, tipo o gerbil, que vivem no subsolo com muito gás carbônico. Outras adaptações muito interessantes que fazem desses animais "inferiores" exemplos de adaptabilidade.

Dedico esses dois posts aos meus amigos neurocientistas, e biólogos, Filipe Prado e André Vieira, grandes pessoas e pesquisadores com presente, passado e futuro brilhantes.

Nenhum comentário: