domingo, 17 de março de 2013

Compilação 4

 Domingo!


Docente do IFGW escreve na PNAS sobre as "espécies em anel"
Um trabalho de especiação muito interessante no qual podemos observar que não necessariamente o isolamento geográfico tem que ser incrível para que haja o aparecimento de novas espécies. No caso em questão bastou que diferentes grupos de pássaros escolhessem rotas diferentes para chegar ao mesmo destino. Essa cirandona que eles fizeram em torno de uma área pode ser a causa de uma diferença significativa nas pressões seletivas que farão que com espécies novas se formem em menos de 30 mil anos, poucos anos considerando tal maravilha que é a especiação. E o trabalho foi realizado com a colaboração da Ayana Martins, uma das minhas colegas biólogas da Unicamp, mais legal ainda.

Ancestrais dos pássaros voavam através de quatro asas
Não, não dá pra afirmar, mas os novos fósseis, encontrados na China, mostram penas nas patas, tipo aquelas galinhas engraçadas que encontramos nas "fazendinhas". Pode ser que os especimes usassem isso para voar, o que é muito estranho de se imaginar, dado o que as aves fazem muito bem hoje somente com suas asas. Imaginar um pássaro, ou algo muito parecido com ele, precisando de quatro "asas" pra voar é algo mais desengonçado do que o albatroz levantando voo.

Neandertal desapareceu devido aos olhos grandes, diz estudo
Pode ser que por terem uma área cerebral maior envolvida com a visão, os neandertais tenham perdido em lógica para os sapiens, e essa tenha sido uma outra boa razão para eles terem perdido tantos genes na competição que se instalou quando nossoa parentes resolveram imigrar para a Europa. Mas saca só essa frase da reportagem:
"A equipe de pesquisadores britânicos explorou a ideia de que os ancestrais dos Neandertais saíram da África e tiveram que se adaptar às noites mais longas e escuras da Europa. Como resultado, os Neandertais desenvolveram olhos maiores e a área do cérebro para processar a visão teve que aumentar."
Pra mim, essa frase passa uma nítida impressão de que os neandertais "se modificaram" para se adaptar. Cuidado, segundo a seleção natural aqueles que já possuiam naturalmente olhos maiores, tiveram vantagens sobre os outros, algo que lhes forneceu vantagens, estes então originaram mais filhos que também carregavam a característica. Depois de umas boas gerações, a população era formada de descendentes desses zolhudos, que também carregavam a característica. Pra você ver como as palavras mal colocadas podem passar um falsa impressão. De qualquer modo a história é bem legal.

O naturalista esquecido: Alfred Russel Wallace
E toma um pouco da história do Wallace pra você, esse foi o pesquisador que fez com que o Darwin, enfim, publicasse a "Origem das espécies". Devemos lembrar dele.

Nenhum comentário: