domingo, 3 de março de 2013

Compilação 2

Olha eu de novo aqui
Vamos lá então

Isto é Biologia
O canal do Youtube da Tatiana Nahas, cheio de vídeos sobre ciência e biologia, que foram selecionados por ela, tem até vídeo do iBioMovies por lá. É uma bela seleção dos mais variados temas, desde ecologia até transmissão nervosa e movimentos pela membrana. Para aqueles que, assim como eu, adoram uma bela animação. Já uso, e continuarei utilizando, os vídeos indicados por ela nas minhas aulas. Se você conhece outro vídeo bom do tipo conte para mim, por favor.

Teoria da Panspermia
Não que eu acredite que a vida na Terra veio de outro lugar no espaço, nem que eu acredite que as moléculas orgânicas necessárias para o surgimento da vida vieram do espaço. Sou um acreditador da teoria da geração abiótica da vida, aquela que diz que as moléculas orgânicas se formaram aqui mesmo na Terra, naquelas condições extremas de alguns bilhões de anos atrás. Mas já que existe gente discutindo panspermia (o que não discute origem da vida propriamente dita, só desloca o problema para outro lugar do espaço) resolvi postar aqui o melhor blog que vi sobre o tema, pelo menos ele é bastante informativo e não coloca religião no meio, pelo menos não nos textos que li, se você encontrar alguma referência que claramento liga tudo com religião, me conte, por favor. Apesar dos pesares, tem gente fazendo pesquisa séria sobre o tema e tentando obter respostas claras. Por exemplo, parece que a ideia de que a vida teria chegado na Terra numa chuva de poeira cósmica não é das mais fortes, vide esse experimento. Não sou contra a busca de evidências, sou totalmente a favor, se você tem uma ideia, por mais doida que ela possa parecer, faça valer seu cérebro e busque evidências cabíveis, e faça um esforço sobre-humano para analisar seus dados sem o desejo incontrolável de enocontrar neles o que você deseja, e se tornar cego para os fatos.

A incrível sociedade dos microrganismos
Atualmente estou imergindo cada vez mais na biologia sintética, e nada mais legal do que saber que as bactérias e seus amiguinhos microscópicos sempre podem nos surpreender. Dessa vez foi saber sobre "quorum sensing". Não sabe do que se trata? então leia o post. Já vou avisando que não é para qualquer um, é necessário que você saiba um poquinho sobre bioquímica. Mas não se desanime, quem sabe esse texto não é o estopim para você começar a gostar. Então leia de qualquer jeito.

Nenhum comentário: