quarta-feira, 1 de junho de 2011

Racionalidade e Gota

Isso é irracional!
Como as palavras tem poder, tem mesmo, não é brincadeira não. E como muitas vezes usamos as palavras de modo equivocado. Já tive muita discussão na vida por usar uma palavra em momento inoportuno ou usá-la pensando num conceito e meu interlocutor pensando em outro. O post fala do conceito de racionalidade. Outro conceito mal usado é o de sinceridade. Você já reparou que uma pessoa só é classificada como sincera quando taca o pau e bota todos os defeitos possíveis? Quando uma pessoa te elogia você diz: Ah vai, fala a verdade! Mas é verdade, o elogio foi totalmente sincero, expressei exatamente o que queria. Se ela tivesse mentido e falado que não havia gostado você diria: Obrigado por ser tão sincero! Quer dizer que você mente e é tratado como sincero, que é uma super qualidade para a sociedade. Se você elogia, rapidamente é classificado como falso. A comunicação é algo difícil, principalmente por ela ser sempre realizada com outro ser humano e os seres humanos são naturalmente difíceis, sinceramente.

Uma gota de água é uma lente.
Fora astronomia, a outra matéria que sempre me chamou atenção em física foi a Óptica. Eu adorava fazer aqueles exercícios de imagem real e virtual, brincar com as imagens e com as lentes, saber que o pássaro calculava a posição real de um peixe na água de acordo com sua posição relativa. Até hoje fico um tempinho colocando a mão na piscina e observando o "entortamento" da imagem. O post pode te ajudar a tirar fotos muito legais, usando água como lente. Além do mais você pode relembrar um pouco desses conceitos. Não é um post que agradará a todos, mas se você gostava de física óptica vale a pena dar uma olhada.


ps: minha excelente aluna Camila Berto, leitora assídua do blog, leu o post da gota, gostou, e indicou essa reportagem super legal sobre um microscópio subcutâneo que usa uma gota de água com lente. Super legal mesmo, você pode ver aqui. Brigadão Camila.

Nenhum comentário: