quinta-feira, 16 de junho de 2011

Dissonância Cognitiva e Falsa Guelra

E quando o mundo não acaba?
Pois é, o mundo não acabou, e eu prevejo que não acabará em 2012 (também faço profecias e as minhas tem mais chance de dar certo) Prevejo que o mundo acabará no ano de 120456, após o choque com um grande meteoro. Pois não é que eu também achava que o bendito do velhinho radialista iria prever outra data, e parece que agora é em Outubro, sem falta. A teoria da dissonância cognitiva, da qual o post trata muito bem, eu chamo de fé cega, como quando você coloca na cabeça um ante-olhos, tipo aquele que se usa para limitar a visão do cavalo, e não consegue enxergar os argumentos que mostram que você está errado. Porque será que nos apegamos tanto? Isso é tão impressionante quanto o caso da turma que se matou esperando uma viagem pelo espaço conduzida por ETs. Não, eles não eram loucos, eles eram fiéis "cegos", que não foram capazes de entender que se eles morressem, eles estariam viajando para o além e não para outro planeta. Cuidado com a fé cega, ela pode te matar.

Diga não aos ante-olhos. Liberdade para o Cérebro!

Bolha de ar construída por aranha funciona como guelra
Essa reportagem foi indicada por alguém mas eu não consigo lembrar quem. Me desculparei assim que possível (descobri, foi indicada pelo Felipe Pinheiro, o meu amigo biólogo artista. Valeu!) Essa aranha consegue passar hora embaixo da água pois a bolha que constrói com o auxílio da sua teia é capaz de fazer trocas gasosas com a água, assim como as brânquias dos peixes. Muito legal, assim ela pode ficar submersa e não cair no bico de um predador.

Nenhum comentário: