segunda-feira, 13 de junho de 2011

Plasma Frio e Geosmina

O antibiótico não funcionou? Que tal tentar o plasma frio!?
Uma alternativa muito doida pra matar bactérias: algumas amaldiçoadas se unem e formam um biofilme gelatinoso super resistente aos antibióticos, e o plasma destrói o DNA bacteriano mesmo assim, de forma física, sem danificar os tecidos humanos e sem provocar seleção artificial das bactérias naturalmente resistentes a antibióticos. O post poderia se explicar melhor mas já é interessante como está.

Cheiro de terra, cheiro de chuva, cheiro, cheiro de guerra: geosmina
Outro post bem legal, e não é que o cheiro "de que vai chover" é produzido por bactérias do solo que detectam alterações de umidade muito sutis e liberam a geosmina, substância que, se espalhada pela água, poderia se espalhar mais eficientemente e matar um número maior de competidores. Muito bem escrito, com grande possibilidade de levar sua imaginação para longe, pra quando você era criança e brincava no gramado, com aquela ventania, só esperando a chuva chegar, sentindo cheiro de veneno de bactéria e achando, todo poético, que era "cheirinho de terra molhada".

2 comentários:

Dilermando Pesci Galves dos Santos disse...

Aposto que deve ter geosmina na fanta-uva também! Tudo que tem aquela cor (fanta-uva, beterraba, terra) tem o mesmo cheirinho de terra molhada!

Vinícius Camargo Penteado disse...

Os Camelos bebem Fanta Uva, fumam Camel e moram no Deserto