quarta-feira, 6 de abril de 2011

Cérebro, Beleza, Vespas e Peixe-gelo

Hoje todos os posts estão em inglês, me perdoe, juro que amanhã volto a portuguesar

Surpreenda sua mente
Lindo trabalho associando microscopia com computação gráfica e nos possibilitando uma visão bastante apurada de como os neurônios são ramificados e intrincados, isso considerando somente algumas células da retina de um camundonguinho. O que eu gostei também é de saber que a Nature produz esses vídeos a respeito dos artigos que publica, muito mais agradável e didático.

Beleza
Engraçadinha. Uma pequena charge sobre os verdadeiros cientistas.

Vespas combatem formigas derrubando-as
Técnica milenar de luta entre crianças, quando seu irmão alcança o danone você usa sua força para tirá-lo do lugar e ocupar o mesmo. Um vídeo de comportamento animal que pode agradar somente algumas pessoas, e pode ser que não te agrade, mas eu achei curioso.

Peixe-gelo: uma família de peixes realmente "cool" (sacou?)
Além da transparência desses peixes ser animal, eles ainda são capazes de transportar oxigênio de uma maneira bastante particular, apenas dissolvido no sangue. É fascinante quando descobrimos outras maneiras de realizar as obrigatoriedades fisiológicas. Além disso eles tem proteínas anticongelantes que podem nos ajudar a inibir a cristalização em orgãos transplantados que tem que ser mantidos no gelo no espaço de tempo entretransplantes, não é muito legal?

Nenhum comentário: