quarta-feira, 13 de abril de 2011

Cientistas, Mercúrio e Pulserinha fajuta.

Heróis e vilões na (falsa) história da Ciência
Texto muito bem escrito e divertido que retrata a visão que a sociedade tem de nós cientistas. O autor só esqueceu de citar que, além de tudo, os cientistas são taxados de doidos e inúteis, pelo menos um parte. Quanto ódio eu tinha quando o Jô Soares zoava uma pesquisa em seu programa. Tá certo, algumas pesquisas podem parecer muito inúteis, mas foram gastos tempo e dinheiro para produzi-las e, quem sabe, lá no final a bendita não será útil para um descoberta que realmente faça diferença para a sociedade. Acesse o link que o texto tá bem melhor que e o meu, alías o blog onde ele está hospedado é o que eu desejo pra esse aqui, vários autores escrevendo seus textos, numa produção compartilhada. Vamos ver o que o futuro nos reserva.

Iodeto de mercúrio - cristalização no espaço
Poderia ter sido outro post, mas a foto desse vermelhão me atraiu de cara (dizem que o comprimento de onda vermelho é o primeiro que atinje nossas retinas). O site mostra uma compilação de vários compostos químicos e seu modo de obtenção, com vídeos de experimentos e tudo mais. Achei bem divertido, fiquei fuçando em vários, me senti na época em que adorava brincar com um kit de química que vendiam como brinquedo, fazer o sangue do diabo e jogar na roupa dos outros, já curtia muito ciência nessa época.


(Des)Equilíbrio poderoso
Tudo bem, esse assunto já foi tratado a exaustão mas curti o texto desse professor. Essa pulserinha fajuta apareceu na minha vida de uma maneira interessante. Estava eu lá dando aula quando um dos meus alunos veio com essa de que aquilo ajudava no equilíbrio. Nunca tinha visto, mas de cara já me pareceu uma bobagem sem tamanho, como tantas outras que já vi. Ele ficou inconformado, fez com que eu repetisse um pseudo experimento, de tentar se equilibrar com ou sem pulseira, e queria me fazer acreditar que, da segunda vez que ele me puxou, eu tinha me equilibrado melhor pois estava de pulseira...NOT. Isso foi em maio ou junho de 2010. Depois passou um tempo, não tinha ouvido mais falar da pulseira, quando ela vioru o assunto da vez e foi desmascarada em segundos. É, nós queremos de todo jeito encontrar maneiras mágicas de obtermos resultados melhores. Essa pulseira é o símbolo perfeito dessa mulecada de hoje (e de ontem também) que quer rapidez de resultados, eu chamo de geração Google, resultado em segundos ou decepção total. Vamos ver os adultos que eles virarão, acho que serão bons, no fim todo mundo se ajeita... tá bom, quase todo mundo.

Nenhum comentário: