terça-feira, 31 de maio de 2011

Ilusão e Imã

Por quanto tempo você viverá?
Estava assistindo Fantástico (de vez em quando aparecem umas reportagens legais, acredite) e apareceu uma reportagem de um empresa vendendo testes de medição de telômeros. A reportagem até que se esforçou para explicar o que ele era, mas podia ter se esforçado muito mais, ficou bem meia boca. O pior não foi nem isso, eles teriam que ter deixado claro na reportagem que não é apenas o tamanho de uma parte do DNA que fará com que atinjamos a morte, um número enorme de fatores na nossa vida são responsáveis pelo envelhecimento, e esses você não tem como medir, como alimentação, exercícios e afins. E mais, o que fazer com o dado? Tá bom, meu telômero parece de uma pessoa padrão de 35 anos e eu tenho 30. E? E acabei de gastar 700, isso, 700 dólares para uma informação que eu posso agora enfiar no bolso! Parabéns!. O post é ótimo e mostra como a reportagem deveria ter sido realmente tratada.


Imãs gigantes são necessários para orientar os feixes de prótons no ISIS
Você curte o saber como funciona? Então vai gostar muito desse post, ele é só uma amostra do que você pode encontrar nesse site. Ele mostra os bastidores da Ciência, quais são as ferramentas e as técnicas utilizadas para que um determinado experimento possa ser realizado. No caso, o post mostra como um acelerador de partículas (aquele que vai destruir o mundo) orienta seus prótons. Gostei, e o mais legal que são centenas de vídeos para você se esbaldar. Aproveite.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Pergunte a Natureza


Ranhuras que capturam água: Diabo espinhoso
Esse é um post bem legal de um site indicado pela amiga da minha mulher, Ana Azambuja, também bióloga. Ela participou de um treinamento realizado pela equipe desse fantástico site e me indicou. Realmente o site é muito legal, ele mostra várias estratégias usadas pelos mais diferentes seres vivos para lidar com as mais diversas situações. O post em questão diz respeito a um lagartinho comedor de formiga que possui micro capilares no corpo, que capturam a água do orvalho e a levam para a boca. Ótima solução, já que ele vive no deserto e não pode desperdiçar nenhuma micro gota de água. Não deixe de ver o vídeo anexado, apesar de espinhudo o lagarto é uma belezinha. Ah, na página inicial do site é só você clicar na coluna do lado direito no "view all the 1400 strategies" (que na verdade são 2522!) para que vários posts muito legais estejam a sua disposição. Tem vários outros ótimos e seguem bem a linha do site que é a de procurar soluções para os nossos problemas observando as encontradas pela natureza. É uma grande sacada e é legal mesmo, xerete o máximo que você puder, os posts são curtinhos e incríveis.

domingo, 29 de maio de 2011

Escorbuto

Scott e o escorbuto
Prepare-se para ler um post gigante, quase um capítulo, que vale cada linha! Sabe o escorbuto, aquela doença carencial com nome feio, ocasionada pela falta de vitamina C na dieta, que pode chegar a matar, aquela dos marinheiros com gengivas sangrando? Muito bem, existe um história muito complexa e legal, que vai desde trocar limões por limas, expedições polares e carne fresca. Não tinha notícia sobre os fatos surpreendentes que envolviam essa doença. Leia o texto inteiro (reserve uma meia hora para isso, você não se arrependerá). Além de ficar sabendo muito sobre algumas expedições polares, você também voltará ao assunto de que a verdade não existe, como já discuti aqui, e de que nem o mais gabaritado dos cientistas sempre fala a verdade, ele pode estar muito enganado, como na história do escorbuto em questão. Mesmo não sendo de propósito, sua falta de tato científico, seu contentamento com experimentos científicos pouco científicos e ainda a passividade dos outros cientistas fizeram com que inúmeras pessoas padecessem de uma doença que poderia ter sido evitada se vários olhos estivessem voltados com seriedade para isso. Pode ser que eu esteja sendo severo demais com os cientistas da época, mas acredito que quem se presta a realizar ciência, o que é muito difícil e que exige muito esfroço e uma paciência de Jó para fracassos, tem de fazer direito, e sempre duvidar da sua teoria, por mais doído que isso seja. Uma teoria é como um filho, e duvidar do filho com o objetivo de destruí-lo não é algo nem um pouco fácil. Não deixe de ler o post, você vai se espantar, é impressionante mesmo!


ps: esse maldito escorbuto ficou marcado na minha vida. Lá em 99, quando fiz vestibular para a Unicamp, uma das perguntas era exatamente essa: Qual o nome da doença causada pela falta de vitamina C? Pronto, me deu um branco, eu sabia que o nome estava lá no meu cérebro, que era um nome esquisito, mas não consegui acessar de jeito nenhum, era impossível. Aí cheguei em casa louco da vida, imagina perguntarem isso numa prova, e pra provar que ninguém sabia esse nome fui eu lá perguntar pra minha mãe. - Escorbuto! Que ódio, ela respondeu de primeira. Taí, depois disso nunca mais essa bendita dessa palavra saiu do meu vocabulário. Palavra decorada com ódio gruda na "alma".

sábado, 28 de maio de 2011

Alma

Física e a imortalidade da alma
É isso, segundo as regras atuais da Física, a alma, como algo imaterial, que resguarda informações que ora estiveram em atómos e moléculas, não existe. Esse post explicita bem que toda a teoria de partículas moderna teria que estar errada (não que isso não seja possível) para que alma pudesse existir. Mas qual o grande problema de morrermos e simplesmente desaparecermos? Nós podemos continuar existindo na mente da pessoas queridas que deixamos, como memórias, ou ainda, de modo muito mais eficiente, através da ideias que deixamos e, quanto mais fortes forem, por mais tempo perdurarão na sociedade. Dá pra dizer que Darwin morreu? Lógico que não, ele está mais vivo do que nunca, e não estou falando de alma, me refiro ao fato de que não passamos um ano sequer desde sua morte sem discutir suas ideias, uma das mais fortes representações da sua vida. Muito provavelmente, quando eu morrer, não existirei mais, na verdade acredito que serei desligado e nem tomarei conhecimento de que existi um dia, justamente porque não existirei mais. Isso não me assusta, sou parte da natureza como todo o resto e morrerei como tudo que é vivo. Mas quem sabe eu consiga elaborar uma ideia muito forte e resista bravamente durante algumas centenas de anos nas conversas dos jovens do futuro. Pelo menos espero que meus amigos lembrem de algumas.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Orelha Visual

Ecolocalização humana ativa partes visuais do cérebro
Essa é pra ficar de queixo caído, ou não. Já tinha assistido um documentário sobre esse caso na tv a cabo, mas até que enfim li um post de um trabalho científico sobre isso. E não é que alguns cegos, depois de alguns anos de prática, conseguem ativar áreas visuais do cérebro com pequenos barulhos. É como se a orelha ganhasse também o dom de ver além do de ouvir. Eu fico fascinado, assista o vídeo, veja como o garoto é bom no que faz, e lembre-se que ele não tem nenhum do olhos, eles foram arrancados em uma cirurgia. A neuroplasticidade é realmente incrível, nosso cérebro já lida com um zilhão de informações, e não é que com a prática ele ainda pode ganhar "super poderes". Apesar de usar somente duas pessoas no experimento, o erro de um deles é de apenas 3 graus em relação a um objeto posto em um sala. É ver com a orelha realmente. Lá vai o cérebro aprontando mais uma.

Prodígio

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Pescoço e Floresta da Vida

Pescoço para sexo? Não, obrigado, nós somos dinossauros saurópodes
Esse é pra quem curte mesmo ciência. Já que ontem eu postei uma foto que tirei de uma girafa em Itatiba resolvi hoje procurar posts sobre elas. E não é que achei esse recente e super legal. O post é longo, está em inglês e vale a pena, não tem nada de muito complicado (mas você tem que gostar do assunto) Resumindo, um cientista propôs que a seleção do tamanho do pescoço da girafa era sexual (as fêmeas escolhiam os machos de maior pescoço) e de que a ideia do "pescoço para alimentação" era equivocada. E não é que o autor e mais alguns colaboradores foram quebrar essa nova ideia. Eles fizeram comparações com os pescoços gigantes de alguns dinossauros e das tartarugas gigantes de Galápagos e parecem ter chegado a conclusão que a seleção sexual tem um papel ínfimo, isso se realmente tiver um papel. Fora isso o post também discute a qualidade e relevância de alguns artigos ditos "científicos" que são publicados por aí. Eu curti e acho que você também irá.

Momento de amor

A Biosfera obscura
Muito, muito legal esse aqui, também em inglês. A autora cita um pesquisador que coloca a hipótese de que já convivemos com vida alienígena (estranha) aqui na Terra. Uma vida que teria se desenvolvido em uma outra árvore, como se ao invés de termos só "a" árvore da vida, tivéssemos uma floresta de árvores da vida aqui na Terra. Como nossos equipamentos estão programados pra procurar só a vida que conhecemos podemos estar deixando outros "tipos" de vida passar batido e perdendo a chance de encontrarmos aqui mesmo "a" tão procurada vida alienígena. Eu me diverti muito lendo e você também vai. Esse post é mais conceitual que o outro, com leitura mais acessível. Imperdível, ainda não assisti a palestra no TED que ela indica mas isso é só questão de tempo, não vou perder. Depois conto pra você....melhor, assista também e depois conversamos.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Ruminantes

Homo sapiens X Celulose
Texto indicado pelo meu amigo Ricardo Horiuchi, também biólogo e meu padrinho de casamento, brigado Shinzão. O autor faz referência a relação dos animais com as plantas. De como podemos aproveitar só um pouco da glicose produzida por elas, pois somos altamente incapazes de conseguir degradar celulose, o principal componente das células vegetais e a molécula orgânica mais numerosa do mundo! Toda essa quantidade de moléculas energéticas a disposição e perdemos feio para os microorganismos, estes sim capazes de degradá-las. Com relação a isso eu fiquei em dúvida quando o autor diz que os ruminantes se associaram a fungos para aproveitar o alimento. Eu sabia da associação com protozoários (cupins) e com bactérias, mas nunca tinha ouvido falar sobre essa com fungos. Fui atrás nos livros aqui de casa, procurei na internet e não encontrei nada confirmando a relação, mas também não encontrei nada negando. Fiquei curioso. Deixando isso pra lá o texto é bem legal e traz uma descoberta que pode mudar muito e de maneira radical o ganho que teremos com a indústria de alimentos e combustível.


Zoo de Itatiba

ps: uma amiga minha, também bióloga, a Bianca Vigna foi pesquisar com um amigo que estuda ruminates e confirmou: existem mesmo fungos na flora dos ruminantes (você pode ver aqui). Muito mais loco, essa eu não sabia. Brigado Bibinha por ler o blog e por ajudar. Um beijo.

Nada


Tudo e nada
O nada também é algo que me fascina, é difícil imaginá-lo, mas provavelmente é essa falta de tudo que cerca o universo, ou o multiverso. Que doido é pensar que possa "existir um não-algo", é muito paradoxal e estimulante. O documentário que o autor indica parece ser realmente incrível (Ah, como eu queria um dia trabalhar na BBC), não assisti inteiro, somente esses trechos que você também irá assistir, no qual ele representa uma imagem que possivelmente faz alusão ao que um dia foi o Big Bang. Eu curti bastante, foi a melhor representação que eu vi até hoje, e foi feito com água! Imperdível. Uma conversa, das inúmeras, sobre o espaço existente entre o núcleo atômico, do filme Ponto de Mutação, que também é trabalhada no documentário Cosmos, ficou marcada com brasa na minha cabeça. Eles dizem que esse espaço é gigante, dada a devida escala, e cheio de....: nada! Quer dizer então que o átomo é mais nada do que alguma coisa? É isso aí! Muito loco né? E tudo é feito de átomo, então quer dizer que tudo é feito de nada, que a ausência de algo gerou tudo que conhecemos e que não conhecemos? Funda seu cérebro.

ps: duas coisas de que esqueci de falar. Presta atenção na música do primeiro vídeo, é uma analogia clara a trilha do Cosmos. E a outra, no segundo vídeo, é a dos chuviscos na TV, muito doido saber que isso pode ser um reflexo das microondas produzidas no Big Bang. É ou não é?

terça-feira, 24 de maio de 2011

Siso

Como é que é? Dentes do siso estão desaparecendo?
O autor cita seu professor de biologia, mas eu já não cometo o mesmo erro, o de tomar como verdade uma previsão muito pouco fundamentada, aliás, quase sem fundamentos. Por acaso os portadores de dente do siso vão morrer antes de poder gerar filhos? O autor discute isso e mais usando como base artigos científicos recentes, o que dá bastante base para sua explanação. Quando é que o assunto evolução vai ser parte do rol do conhecimento geral, será que é assim tão difícil ir atrás de informações sobre o próprio corpo? Parece que é sim, parece que as pessoas não se acham capazes de entender biologia, não fazem questão de decorar novas palavras desse universo, como se elas fossem endemoniadas. Ué, são só palavras, gaste um pouco do seu cérebro, bote a preguiça de lado e vamos lá. Quanto mais você se informar menor será a probabilidade de que você seja enganado. Tá cheio de gente com siso, na minha boca eu tenho os 4, por exemplo, e há espaço para todos. Quer dizer então que eu sou menos "evoluído"???? Ah, vai catar coquinho e tentar quebrar com seus molares! e, acredite, as pessoas se informam tão por cima sobre os assuntos que deve ter gente por aí que pensa que os sem-siso são melhores. Olha o risco que eu corro.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Flora do Brasil

Flora Brasiliensis
Um grupo de cientistas e artistas veio até o Brasil, no século 19, para uma viagem que resultaria numa das mais importantes e extensas obras sobre nossas plantas. E o que esse site tem de maravilhoso é que ele traz toda a coleção digitalizada, com informações e pranchas originais. Impressionante as grandes expedições que a turma realizava naquela época, não que hoje também não exista, mas, se hoje já é difícil, imagine naquela época! Essas pessoas que transformam suas vidas numa aventura devem ser muito valorizadas, elas deixam um legado incrível, que deve ser exaltado por todas as próximas gerações. Outra coisa muito legal é que você pode fazer um belo aumento das pranchas e analisar detalhes dos desenhos. O site apresenta todas as informações a respeito do projeto e é interessante até mesmo pra quem não trabalha com classificação botânica. É demais ficar xeretando nas famílias de planta e ver como elas podem ser tão diversas.

Minúscula amostra

domingo, 22 de maio de 2011

Endossimbiose e Números

Margulis fez de novo
São poucas as mulheres famosas no mundo científico. Lynn Margulis é uma delas. Ela foi a mãe da teoria endossimbiótica, que diz que nossas células são hoje o vestígio de uma relação mutualística com bactérias que resultou na presença de mitocôndrias (aquelas responsáveis pela respiração) nas nossas células. Essa teoria é de extrema importância e respeitada até hoje. Estava eu no aeroporto quando peguei uma revista para ler, a Discover, e encontrei lá uma entrevista dela na qual ela discordava fortemente da ideia da seleção natural, quase que dizendo que tudo era uma falácia. E é exatamente isso que o post questiona, não basta que a pessoa seja uma assumidade na Ciência, ela deve ter provas. Nem um milhão de medalhas penduradas no peito, nem um milhão ganho em prêmios fazem com que um pesquisador não precise dar provas do que ele fala. E no caso dela é pior, por ser tão gabaritada ela deveria ter um pouco mais de consciência científica, antes de sair por ai falando o que bem entende sem trazer com ela provas que sejam minimamente aceitáveis. Sempre duvide, ela pode estar certa em tudo que fala mas também pode estar totalmente equivocada.


Milhares de dedos
Um grupo de matemáticos resolveu que iria montar uma série de vídeos para auxiliar no estudo dessa ciência, e não é que o vídeo ficou bem legal mesmo. A menina faz uma dança com os dedos, como se fossem perninhas, seguindo um padrão matemático. Só vendo pra entender. Vá pra lá e assista, é divertido

sábado, 21 de maio de 2011

Antibiótico

Antibióticos em falta
Post de utilidade pública que traz dados interessantes sobre a resistência das bactérias em relação aos antibióticos. É impressionante como um número gigante de pessoas usava esse medicamento até pouco tempo como se fosse colírio para o olho. Lembro de ter tomado bezentacil algumas vezes na minha infância, doía pra caramba e era o remédio "mais temido", sei que hoje ela já tem uma indicação bastante limitada. E provavelmente a resistência bacteriana só ficará mais fortalecida nos próximos anos. Somente em outubro de 2010 a Anvisa resolveu estabelecer regras mais rígidas para o uso dos antibióticos, as farmácias deveriam estar já adaptadas em maio de 2011, mas o prazo foi estendido. Demorou mas chegou, quem sabe o povo não se conscientiza mais de que algumas drogas não devem ser utilizadas indiscriminadamente e de que aspirina ameniza sintomas, mas os antibióticos eliminam a fonte dos sintomas, e devem ser colocados em um altar, e tratados com o devido respeito, só utilizados quando recomendados por médicos. Muitos de nós só estamos hoje vivos porque um dia um abençoado de um cientista conseguiu isolar essas drogas e utilizá-las em nosso benefício. "Salve o antibiótico" é uma campanha que já deveria ter sido iniciada há muito tempo.

Esse acaba de levar um bezentacil, tadinho

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Bigodes e Esponjas

Oh, minhas orelhas e meus bigodes
Post muito doido, mais um que meu amigo Marcos Batista indica. O post em si já é muito legal, o melhor é saber que ele o encontrou lá no site do The Economist, que tem uma seção de Ciências.. Não sei se você já sabe, mas os golfinhos possuem um ecoradar, eles produzem um som que rebate em suas presas e volta para sua interpretação, assim eles conseguem caçar no escuro das profundezas, por exemplo. O que os pesquisadores mostraram no experimento é que aqueles bigodões da foca não estavam lá a toa, com eles as focas conseguem perceber o rastro deixado por uma presa, e não só isso, como também seu tamanho e formato. Assim, mesmo judiando da coitadinha que tem que carregar esse fone de ouvido, ela conseguiu distinguir vários objetos distintos. Um experimento difícil, mas que traz uma informação muito legal, essa foca é foca, na água ela esculacha.

Vale para os leões marinhos também

O Reino Animal - Invertebrados
Esse é só mais um dos posts desse blog interessante que traz várias cenas de filmes e outras coisa mais que são associadas a Ciência. No post em questão ela mostra diversos trechos de filmes que podem ser mostrados em sala de aula quando estivermos nos referindo a alguns filos animais, como o dos Poríferos, por exemplo, com o já famosíssimo Bob, e seus vários amigos. Eu adoro usar o Gary como exemplo em sala de aula, toda vez que falo de molusco tenho que colocá-lo na lousa, e ainda boto um balãozinho com o MIAU. Os alunos sempre curtem, diverte e chama a atenção. Vale a pena.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Barco vivo



Barco feito de formigas vivas
Um excelente ex-aluno meu, Gabriel Grilo, que hoje é um trabalhador estudioso, me mostrou outro dia um vídeo dessas formigas e me perguntou do que se tratava. Na hora eu não sabia, o vídeo só trazia uma imagem e nada mais. Fiquei de procurar. Aí está. É realmente muito doido o que essas formigas podem fazer. Aliás esse não é o primeiro post sobre formigas e não será o último, o assunto também me fascina. E pra não deixar pra lá é legal dizer que algumas formigas são capazes de construir abrigos noturnos com seus próprios corpos, quando chega o dia elas desmontam a construção e passam a varrer o solo da floresta, a procura de um incauto ser que esteja no caminho das mesmas. O bando ataca com fúria, e pega de tudo, desde gafanhotos, roedores que estejam dando sopa ou nazistas perseguindo o Indiana Jones. E o pior é que é verdade. Vi essa cena em um documentário chamado Pequenos Monstros (Life on the Underground), da BBC, procurei na internet mas não tive capacidade de encontrar um trecho do vídeo. Procure e veja, é muito legal

quarta-feira, 18 de maio de 2011

2000 Visualizações!!!

EEEEEEE, 2000 visualizações, quase 3 meses de idade, mais de 90 posts e mais de 80 blogs e sites sugeridos! Que legal saber que está funcionando. Estou aqui feliz da vida. Obrigado. Agora só volto a comemorar quando completar 5000. Espero que seja super rápido. Emocionado. Que a Ciência esteja com você!

AIDS

Americano vai a TV falar sobre sua suposta cura do vírus do HIV
Notícia muito interessante, quanto mais tempo esse paciente permanecer com níveis indetectáveis de vírus no corpo melhor. Realmente transplante de medula não é um procedimentozinho qualquer, que se faz assim sem mais nem menos. Mas suponhamos que o paciente esteja numa situação na qual a AIDS já começou a afetá-lo de forma severa ( é só uma suposição, não sei como seria no caso específico), já que a morte está perto, porque não passar pelas reações provocadas pelo transplante. Antes um transplantado vivo do que um doente morto. Sim, o HIV ainda mata e matará por um bom tempo. Eu acompanhei muitos casos de pessoas famosas que morreram vítimas desse vírus. A maneira de evitá-lo é muito simples, mas me preocupa muito o descaso que muitos adolescentes de hoje tem em relação ao problema. Com o avanço dos coquetéis estamos em uma janela perigosa na qual não ouvimos mais falar de mortes por AIDS, mas ela ainda não tem cura e, infelizmente, os HIV positivos provavelmente ainda vão morrer vítimas desse mal. As campanhas preventivas diminuíram muito de intensidade e um dado alarmante (veja aqui, e aproveite para visitar esse site do Ministério da Saúde, com um monte de informações importantes) mostra que os casos nos jovens apresentam uma tendência de crescimento. Não podemos deixar que uma doença mortal tome nossa sociedade como se fosse algo normal. Nosso maior problema é o esquecimento, e se não estivermos no calor do processo esquecemos que não somos perfeitos, e de que um mísero amontoadinho de proteínas pode nos matar sem nenhum, mas nenhum mesmo, remorso. Proteja-se e não esqueça!


ps: a reportagem em questão foi indicada pela minha mulher, a Marilene. Brigado amore mio.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Causalidade e Megafauna

Relações perigosas
Já vi vários exemplos desse tipo, um cidadão lança na mídia uma notícia, dita científica, e você fica lá com a boca aberta, como assim? Como assim o aumento do número de piratas poderia diminuir o aquecimento global? São essas relações trágicas de causa e efeito que movem esse post. Temos mesmo que tomar muito cuidado quando vamos relacionar uma coisa a outra. O post está muito bem escrito e explica tudo direitinho, pule pra lá agora.

Megafauna brasileira: difícil de caçar ou dura de mastigar?
Esse é outro dos assuntos que me fascina. A megafauna que dividiu por muito tempo o território com os homens aqui no Brasil. Quer dizer que preguiças gigantes pastavam enquanto os homens estavam ali por perto, cozinhando? É isso mesmo e, segundo o post, a turma aqui do Brasil parecia não curtir muito a carne desses gigantes. Lá você encontra algumas possíveis explicações para o fato. Mas, que eu acharia o máximo dividir o país com esses grandões, não tenho dúvida. Imagina só que legal você fazer uma viagem pra Minas e avistar de longe uma manada de Mastodontes. Safari em Uberaba! Outro dia fui pra Goiás e só o que eu vi foi um veadinho passando muito rápido pela nossa frente, fiquei louco pra ver um tamanduá e nada. No futuro ainda farei uma viagem pra África para encontrar 3 coisas que quero muito ver lá: pirâmide, lêmure e gorila. Quem sabe um dia não faço a dita e vejo os 3 numa mesma aventura.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Chifrudos

Tricerátops existem?
Esse post traz uma questão da qual eu gosto muito: fósseis. Não que eu goste de estudá-los, mas adoro quando alguém de gabarito os estuda e conta tudo pra mim! Sou professor mas nunca deixarei de ser aluno, tem muita luz ainda que eu quero que faça parte da minha vida. Eu, assim como quase toda criança, era aficcionado por dinossauros, comprava chocolate Surpresa só pra colecionar os cartões e sabia o nome de vários de cor. O Tricerátops era um dos que eu mais gostava, e vem aí um post com um dado interessante sobre o tema. Realmente, como o autor diz ao final do post, fazer grandes explanações com poucos fósseis é temeroso, mas acho que a turma fica tão excitada quando encontra um novo que não se segura, sai fazendo afirmações para tentar ganhar prestígio. E pode valer muito a pena. Imagine que para encontrar um novo fóssil , que demonstre que o primeiro estava errado, sejam necessários 30 anos. Nesse tempo o primeiro paleontólogo sortudo já colheu os louros e se aposentou.

domingo, 15 de maio de 2011

Sonho e Anoxia

A origem: fatos, ficção e especulação
Assisti esse filme há pouco tempo e me diverti muito, adorei as histórias da implantação da ideias e dos sonhos dentro dos sonhos, achei tudo muito doido, digno de um filme de FICÇÃO científica, que quer mais que nós nos divertamos enquanto comemos pipoca. Os sonhos são dignos de respeito, eu já sonhei alguns que me dão muito prazer em recordar, os de vôo foram os mais legais. São assim: eu começo dando uns pulos (em vários lugares do mundo, até em Harvard eu já voei) e, quando menos espero, estou eu lá flutuando e me deslocando fazendo malabarismos e tudo. É uma sensação muito boa, e eu me esforço pra não acordar. Outro filme legal que traz algo parecido é o A.I. do Spielberg, quando o robozinho vai pra cidade ele encontra umas lojas onde a turma paga pra sonhar sonhos que desejam. Eu pagaria mesmo, e caro, pra ter alguns sonhos, como esse de voar, por exemplo. Ficaria umas boas duas horas viajando pelo mundo sem sair de uma poltrona bem confortável.

Peixe escorpião trasparente onírico!

Biologia comparativa: Anoxia, Hipoxia e Hipercapnia
Super interessante. Nós não conseguimos viver em condições com baixos níveis de oxigênio e nem em condições com altos níveis de dióxido de carbono. Mas tem uns benditos de uns animais que conseguem. No caso eles estudaram tanto uma pequena tartaruguinha ( que deve viver em lagos com baixos índices de oxigênio, devido a decomposição das folhas) quanto roedores, tipo o gerbil, que vivem no subsolo com muito gás carbônico. Outras adaptações muito interessantes que fazem desses animais "inferiores" exemplos de adaptabilidade.

Dedico esses dois posts aos meus amigos neurocientistas, e biólogos, Filipe Prado e André Vieira, grandes pessoas e pesquisadores com presente, passado e futuro brilhantes.

sábado, 14 de maio de 2011

Gás

Hexafluoreto de enxofre: uma molécula pra odiar
Outra demonstração de como conhecemos muito pouco do que pode existir a nossa volta. A brincadeira com o Hélio já é bastante famosa, lembro de fazer isso quando adolescente e de rachar o bico de tanto rir. Como uma bobagem faz com que as risadas venham sem parar. Esse gás é uma amostra muito boa disso. Não perca os dois vídeos do post, são muito doidos. Aliás esse post faz referência a um programa do qual eu gosto muito, The Mythbusters, no qual dois técnicos em efeitos especiais fazem experimentos para desvendar mitos. Vale a pena buscar na internet alguns outros trechos do programa e se divertir.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Problema Técnico

De ontem a noite a hoje a tarde o Blogger ficou fora do ar, por isso não postei ontem. Paciência.

Céu e Botticelli

Sensacional site indicado pela minha cunhada Márcia e pelos meus sobrinhos Guilherme e Leonardo. Não é novidade, mas o que é impressionante é que o cara é amador e conseguiu fazer algo incrível. Ele fotografou todo o céu do planeta, nos locais mais limpos e escuros possíveis. Você já deve ter notado que eu sou fascinado por astronomia, curto muito saber do espaço que nos cerca, e olhar hoje pra essa foto, e poder fazer enormes aumentos me fez ficar aqui um tempo, perdido na frente do computador, procurando as constelações que me são familiares e endoidando vendo as centenas de constelações que o fotógrafo consegui captar, e tudo colorido ainda por cima. Nesse link tem uma reportagem legal sobre como ele projetou essa saga. Só pra fazer uma analogia bem legal, existe um outro site que nos oferece “O Nascimento de Vênus”, de Botticelli em altíssima definição, você passeia pelos mínimos detalhes da pintura, e tem a chance de ver um “planeta” criado pelo homem, alíás um grande artista.


quarta-feira, 11 de maio de 2011

Feliz Improbabilidade

A vida depende de uma coincidência cósmica
Post muito legal de um site jóia indicado pelo Karin Pimentel, engenheira e parceira de exercícios. Não é emocionante pensar que nosso corpo é formado por elementos que foram formados no núcleo de grandes Estrelas, que somos feitos da poeira de uma explosão estelar! Pensar que estamos todos aqui, pensando, sentindo, vivendo porque numa determinada época o Universo resolveu que ia aprontar algo muito pouco provável, e de lá pra cá vários fatos pouco prováveis vieram se encadeando até chegar aqui hoje, no momento no qual escrevo esse post. Isso por si só já me deixa emocionado, mas não para por ai. A energia que usamos no dia a dia tem um fonte principal: uma Estrela, ele, o Sol. Alguns organismos conseguem converter a energia luminosa em energia química e nós então, como bons oportunistas que somos, a usamos para o nosso metabolismo. Quer dizer então que somos feitos de estrelas e vivemos porque elas nos fornecem energia? É isso aí! Nós somos estrelas, nascemos para encher o mundo de luz, para povoá-lo com ideias que façam diferença pra melhor e para espalhar companherismo e amor (que lindo). Fascinante.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Periodicidade

Estava eu conversando com minha mulher ( que é bióloga e também tem um blog, só que sobre viagens e comida, o Viciados em comer bem) e o assunto do aopedavida veio a tona, eu estava dizendo que não sabia se naquele dia iria dar tempo de postar. Ela me falou uma coisa bem legal, que provavelmente devem existir algumas pessoas que estão acompanhando não só o blog, mas também minha saga de postar todo dia, e que elas estão contando com postagens diárias. Pior que é verdade, você deve estar vendo se eu consigo, não pra me testar, mas pra acompanhar minha vitória, e eu agradeço muito. Vamos chegar juntos as 365 postagens, no mínimo. É isso aí, psit.

Aves

Wikiaves
Um dos meus amigos biólogos postou uma foto nesse site, ele é o Gustavo Zaparoli e foi através dele que eu descobri essa maravilha. Fiquei um bom tempo olhando as fotos, lendo as informações, ouvindo o canto de um número enorme de pássaros. O site é uma enciclopédia de aves brasileiras, com uma qualidade impressionante. As fotos são incríveis e você tem a possibilidade de ouvir umas 10 gravações diferentes do canário da terra, por exemplo. Esse é outro daqueles exemplos que me deixam de boca aberta, tem muita coisa boa na internet da qual a gente não tem nem ideia. O site já existe desde 2008 e até agora eu não o conhecia. Não poderei postar uma foto do mesmo pois elas estão protegidas por lei, mas em compensação ai vai uma das minhas mesmo, não está no site mas também é legal

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Deserto e Termohalina

Tempo de crise: apertar o coração e o fígado
Que solução mais doida, outra maravilha da natureza. Diminuir o tamanho do coração é novidade pra mim. Olha que bicho mais adaptado ao ambiente no qual vive. O escritor é português e deve estar fazendo referência a recente crise portuguesa, o resto da Europa tá dando uma força fenomenal pra Portugal não quebrar. Imagina o que um país não poderia fazer se todo os os recursos fossem otimamente aproveitados. Imagina o que o Brasil não poderia fazer!

A sobrevivência de Catlin no Ártico: a circulação termohalina
Esse post é muito doido porque fala exatamente de uma das principais alterações que o degelo das calotas poderá causar: as mudanças drásticas nas correntes marinhas. São elas as responsáveis por manter temperaturas "agradáveis" na Inglaterra, por exemplo. O papo ali no oceano ártico é tenebroso. tudo que tiver que acontecer de ruim vai ser por ali. O degelo da Groenlândia, a liberação de gás nas bolhas submersas e as variações da temperatura e salinidade da água, entre outros problemas. Pior de tudo é que eu acho que estarei vivo pra ver o começo de tudo isso, e juro que não acharei graça. Uma mudança como essa afetaria a economia global de uma maneira tão brusca, que demoraríamos centenas de anos para nos recuperarmos. Quem sabe o novo mundo não se torna melhor que o atual? Pensamento positivo.

domingo, 8 de maio de 2011

Monstros e Dentes

Sobre mulheres, preguiças e o monstro do Panamá
Esse assunto é antigo porém recorrente. A cada ano surge um novo "monstro", um animal diferente ou diferenciado, que causa um estardalhaço na mídia, mostrando algo que nós já sabemos: o homem adora ser enganado. Já falei disso aqui antes, o caso dessa preguiça era facilmente reconhecido, tem exemplares idênticos estocados, não merecia um segundo de informação, mas tivemos reportagens enormes sobre o fato, com os mínimos detalhes, dignas de um assunto que realmente importasse, como alterações no Código florestal. Lembro-me bem do ET de Varginha, juro, acho que passamos 1 ano vendo reportagens sobre o evento (provavelmente era um cachorro sarnento no meio do mato), o problema é que essas reportagens eram levadas a sério! Ainda existem muitos animais no mundo que não foram catalogados e estudados. Quem sabe dar o mesmo tempo na mídia para eles quando um for encontrado, pra gente ter uma ideia de quão diversa é a vida. Aí eu até engulo ficar ouvindo sobre monstros-preguiças.

Forma diferente de se extrair os dentes
Com um foguete! hahahahahhah. Achei o máximo, me lembro de adorar tirar o dente amarrando na porta e batendo-a com firmeza. Se já dava um frio na barriga, imagina então esse muleque. Esse aqui é só pra se divertir mesmo, mas gostei da ideia, vou ver se aplico em um dos meus sobrinhos. Acho que a Sofia é a que vai gostar mais. Outro dia ela veio toda alegrinha com a boca aberta e falou: Tio, tira meu dente. e eu: Com a mão? e ela: É!. Confesso que não fui tão corajoso quanto ela, na hora achei que ela não ia aguentar, mas quem sabe se na próxima eu não consigo um foguetinho.


sábado, 7 de maio de 2011

Fotos de Primeira Qualidade

JPK home page
Esse é o site do João Paulo Krajewski, colega meu também biólogo da Unicamp, que atualmente apresenta um quadro no Domingão do Faustão (você já deve tê-lo visto). O site mostra o quanto a televisão pode esconder, pois ele faz muito mais do que isso. A qualidade das fotos é de cair o queixo, digna das melhores fotos da Natgeo, e não estou exagerando. Não deixe de visitar o site para poder acompanhar um pouco desse artista que conseguiu fazer algo de muita qualidade em pouco tempo. Quem sabe um dia eu ainda não trabalhe com ele, sabe-se lá o que o futuro nos reserva, mas vontade pra mim não falta. Um dos meus obejtivos é estar trabalhando com documentários nos próximos anos. Ver o que ele foi capaz de fazer é um grande incentivo pra mim.

Picasa do pedromnassar
Esse é meu amigo, também biólogo na Unicamp, Pedro Nassar, que trabalha com ecoturismo e já viajou bastante para o interiorzão do Brasil. O conjunto de fotos dele é bem variado, de várias cidades pelo Brasil afora, com um enfoque no Norte, Nordeste e Pantanal. A maioria das fotos é excelente, as outras são só ótimas. Dá pra você fazer uma viagem legal pelo país pela lente da sua câmera. Fiquei um bom tempo olhando as fotos e não me arrependi. Essa aí de baixo é só um pequeno exemplo, de uma flor linda. Não deixe de visitar


Science photo library
Site internacional com fotos lindas de todos os tipos, desde animais até peças elétricas. Um tempo passado nesse site é um tempo ganho. Você já viu fotos desse sítio aqui no blog e provavelmente verá muitas outras. É o lugar que eu recorro quando quero encontrar rápido uma foto linda e de qualidade. Tem até um buscador, pra você encontrar bem rapidamente a foto desejada. Não perca.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Visão tricromática

Evolução da visão tricromática em primatas
Vou dizer que esse é o post mais complicadinho que já postei, provavelmente um não biólogo tenha um nível de dificuldade grande para entender, pois o post vai de cabo a rabo, da genética a evolução, mas eu acho que vale a pena queimar uns neuroninhos e tentar entender. Vou fazer um resumo bem simples: Todos nós, primatas, evoluímos de um primeiro grupo que antes habitava um continente único, e provavelmente esse grupo era de macacos que só enxergavam dois comprimentos de onda (visão dicromática). Na época na qual os dinossauros dominavam as pradarias de dia, aos mamíferos só restava a noite, uma visão ruim para cores era suficiente. Porém a Terra mudou, houve a separação dos continentes, os dinosssauros morreram e uma das explicações é de que um grupo de primatas flutuou até a América vindo da África e fundou o grupo de macacos conhecidos como do Novo Mundo. Acontece que todos os do Velho Mundo (África) tem visão tricromática, e alguns do Novo Mundo também! Isso mostra que essa maravilha ocorreu de modo diferente nessas duas regiões! Eu acho isso fantástico. Confesso que não vi inteiro o vídeo da palestra mas li esse assunto no livro "A grande história da Evolução" do Richard Dawkins (Cia das Letras) e também fiquei fascinado. Crie coragem e tente entender o post, é muito doido.

Eu acho esse macaco muito bonitinho

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Teorias

Sonda de gravidade B: Einstein (como sempre) está certo
Esse aqui foi indicado pelo meu primão Marcelo Lima (Berebão) e diz respeito aos experimentos que foram realizados sobre algumas das teorias einstenianas. O post é uma tradução do texto divulgado pela NASA, mas você pode também  encontrar um texto muito bom na BBC Brasil aqui. O Einstein realmente foi um cientista interessante. A história da vida dele é cheia de contratempos, se você tiver paciência vale a pena ler sua biografia intitulada "Einstein: sua vida, seu universo" de Walter Isaacson (Cia das Letras). Esse livro fica na minha cabeceira, eu comecei há alguns meses mas tá difícil de continuar. O livro é muito bom, praticamente todos os cientistas famosos do último século tiveram contato com ele. O grande cientista se tornou muito influente em várias esferas, ele desenvolveu um lado político muito importante, participou ativamente de causas humanitárias, causou rebuliço no campo religioso e além de tudo desenvolveu teorias com 20 e poucos anos. Eu teria que ficar escrevendo bastante aqui para tentar dar um ideia melhor, mas me sinto inseguro pois ainda não terminei o bendito do livro. Fica a ideia, assim que eu terminá-lo farei um post mais completo, uma resenha do livro, para fazer jus a essa grande figura histórica. Pesquise um pouco mais sobre ele, vale a pena!

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Bambi e Ipod

Bambi ou Bessie: Serão os animais selvagens mais felizes?
Outro daqueles textos memoráveis. A escritora faz uma análise muito clara sobre o que temos hoje para saber se os animais domesticados são mais felizes (ou menos estressados) que os selvagens. E parece que os domesticados são os mais felizes. Não é de se surpreender, já que eles são animais não humanos. Quando nos é privada a liberdade costumamos ficar doidos, pois temos um cérebro que preza muito essa característica, mas o que dizer de um gato ou um cachorro, estariam eles menos estressados se estivessem livres por aí? Um dos nossos erros e colocar qualidades humanas em animais. O cachorro é cachorro, saiba disso, a capacidade do cérebro dele não chega nem perto da nossa, mas acredito que ele passe muito menos estresse dentro de casa, com comida, água e conforto, do que solto na rua. também sou totalmente contra a caça (matar animais que são criados em cativeiro pra mim tudo bem, nós também temos que comer). Ir pro meio do lugar onde eles vivem e sair atirando é uma crueldade sem tamanho. Contraditório? Nem um pouco, nós também fazemos parte da natureza, mas temos estratégias de domesticação que devem ser utilizadas, para o nosso bem e o bem dos outros animais. Leia agora o post, ele é longo, está em inglês, mas vale cada linha.

Monet

Aplicativo para Iphone consegue identificar espécies de plantas
Esse aqui foi indicado pela minha prima Nina Camargo, que já está se tornando uma grande nutricionista e me enche de orgulho. Toda vez que eu saio pra mata morro de inveja dos meus amigos que conseguem identificar plantas com a maior facilidade. Adoraria ter um aplicativo desse, ficaria tirando foto de tudo quanto é folha, só pra brincar (brincadeiras de biólogos são as mais divertidas). Tomara que os doidos de plantão façam esses aplicativos para auxiliar na classificação de animais também, tá certo que é mais difícil de encontrá-los na mata (as plantas adoram ficar paradas para as fotos) mas seria fantástico identificá-los com uma simples foto rapidamente.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Bebês e Veneno

Bebês no Zoo de Los Angeles
Esse aqui é só pra alegrar, os bebezinhos são umas gracinhas. O post é de 15 de abril, então se você estiver agora em LA dá uma passadinha lá que vai poder ver de perto essas belezinhas. Filhotes são naturalmente lindinhos, eles tem que fazer com que a mãe tenha o máximo de carinho por eles, e não é que isso funciona até pra gente, se bem que se eu estivesse com fome comeria um filhote de coala sem problema (ah coitadinho)

Veneno de escorpião: ruim para as pragas, bom para pesticida
Esse post foi indicado pelo Allysson Coelho, também biólogo, e nosso padrinho de casamento. É o seguinte, o veneno desse escorpião intefere no funcionamento das células dos insetos mas não no funcionamento das nossas células nem no das plantas. Seria uma ótima alternativa como pesticida, pois não traria nenhum prejuízo, a não ser para os insetos. Quanto mais pesquisas como essa forem desenvolvidas melhor, pra que a gente não veja mais notícias como aquela da contaminação do leite materno por agrotóxicos, assunto esse que já discutimos aqui no aopedavida.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Planetas e Empatia

Procurando por outra Terra
E essa vida extraterrestre? Existe ou não? Eu duvido que algo se pareça com a nossa inteligência em outros planetas do Universo, acho que a nossa foi um baita de um erro, uma "passada da conta". Pra que um cérebro capaz de pensar em suicídio se o objetivo dele era facilitar a reprodução? Mas não duvido da existência da vida, aliás acho até bem cabível, que nessa imensidão de moléculas mais algumas não tenham aparecido para se autoduplicarem. O vídeo do post é interessante pois traz a maneira como eles tentam achar outro planetóide semelhante a Terra, inclusive com relação a sua atmosfera, levando em consideração as sombras pulsantes e os espectros de luz. Vou atrás desse documentário inteiro na internet, mas o trailer já vale a pena.

A era da empatia
Não li o livro nem nenhum outro desse autor. O que me chamou a atenção no post foi o assunto empatia em si. Pra mim nós já nascemos com uma "Ética Cerebral", um conjunto de comportamentos que nos permite viver bem em sociedade. Algumas pessoas nascem com problemas nessa ética, mas com muito esforço podem acabar se adaptando, outras nascem com um defeito irreparável e acabam tendo de ser afastadas da sociedade, presas e, dependendo da gravidade do seu erro, para sempre. Sentir compaixão, pena, dó, só mostra que você é humano, que você reconhece nos outros integrantes da sociedade características que também te fazem sofrer, que te causam empatia, e isso mostra que você está apto para compartilhar suas ideias e seu espaço com os outros. Estabeleça uma sociedade justa, você é um animal social, querendo ou não querendo, por pior que sejam algumas sociedades.

domingo, 1 de maio de 2011

Morbicídio e Micorrizas

Doenças também morrem ou sobre o morbicídio
Uma discussão filosófica muito interessante a respeito de como encaramos a doença. Eu não vou comentar pois seria um pecado, é melhor você tirar suas próprias conclusões. Mas vou dizer que esse post fez com que eu pensasse bastante. Até onde as doenças te prendem? Por que nós perdemos a liberdade quando sabemos que estamos doentes? Será que estamos realmente doentes? Será que o diagnóstico foi bem feito? Eu fico doido pensando nisso, espero nunca ter doença alguma, e se tiver gostaria muito que fosse uma da qual eu tivesse o maior número de evidências possíveis.

Fungos ajudaram a esverdear a Terra
O post é meio chato de ler, mas achei que valia a pena colocá-lo aqui pelo assunto do qual ele trata (não é tão chato assim, dá pra ler sem problema). Um número imenso das plantas que dominam nossos horizontes atualmente tem associação de fungos em suas raízes. Alías há quem diga que, sem os fungos, as plantas não teriam essa dominância total. Benditos sejam os fungos, adoro a diverdidade das plantas, elas enchem meus olhos de alegria, acompanhar uma floração é lindo. Na quinta passada vi novamente uma flor de maracujá e fiquei lá todo babão, ela é muito linda

Era uma igualzinha a essa