quinta-feira, 7 de julho de 2011

Jumebra

Cruza de zebra e jumento nasce em zoo na China
Assista o vídeo e veja só que bonitinho, essa notícia veio indicada pelo meu ex-aluno Lucas Grilo, que sempre me indica coisa boa, e além de tudo veio acompanhada da seguinte piadinha: Coitada da zebra! Valeu Lucas. Nossa, mas isso é possível? Esse só virou notícia pois é difícil nascer nesse caso, agora entre zebra e cavalo e jumento e égua nascem filhotes que nem chuchu no pé da serra, de monte. É só lembrar dos burros e mulas, todos vítimas dessa hibridização, quando cruzamos diferentes espécies do mesmo gênero, no caso o gênero Equus. Apesar de nascerem, esses híbridos nem sempre são saudáveis, existe um problema sério de pareamento do material genético entre os pais para gerar o filhote. Por mais que jumento e zebra sejam parecidos (tanto que estão categorizados no mesmo gênero), a diferença em relação ao número de cromossomos no genoma de cada um é incrível: 62 contra 46, respectivamente. E mesmo assim nasce, legal né? E cruzar humano com chimpanzé? Essa é uma pergunta que sempre me fazem: 1- seria de muito mau gosto (provavelmente nasceria o capeta); 2- seria anti-ético; 3- seria extremamente difícil pois, apesar de sermos da mesma família, a Hominidae, somos de gêneros diferentes (Homo e Pan) o que indica uma grande diferença entre nós, por maior que seja a semelhança entre nossos genomas. Fica aí uma foto do ligre, cruza entre tigresa e leão, os dois também são do mesmo gênero, o Panthera.

6 comentários:

Camila Berto disse...

Oi Vini, muito legal esse cruzamento.
Aliás, esses híbridos são um ótimo tema para o blog. Adorei!
Beijos e parabéns!
Camila.

Vinícius Camargo Penteado disse...

Brigado Camila
Você está colaborando muito pro blog dar certo
Um abraço
Continue visitando

Gustavo Lepore disse...

Isso é uma coisa "animal" de se fazer, apesar de "cruel" perante os olhos de algumas pessoas...
Em geral esses bichinhos desenvolvem anomalias feias e as vezes até bonitinhas, como no caso do LIGER da foto, que cresce exacerbadamente! (olha um videozinho legal: http://www.youtube.com/watch?v=1zOWYj59BXI)
Ah! Vale frisar que, para aqueles radicais que acham horrível esse tipo de experimento, os seus lindos Pugs, Bulldogs, que vocês têm dentro de casa, são "raciados" por um processo semelhante a este aí aprensentado pelo Vini! E ainda por cima, muitos deles sofrem de problemas como artroses, ou temperatura corporal exageradamente elevada... (cuidem dos bichinhos!).

Acho que vai ser bem complicado fazer testes com humanos, pelo choque que isso seria às pessoas em geral e ainda com os vários julgamentos éticos que cairíam sofre estes testes. Mas mesmo assim, seria um grande avanço para o entendimento dos humanos e suas ligações genéticas com outros primatas antropoides...

Acho melhor juntar uma equipe para fazer esses testes escondido quando eu entrar na faculdade! (Muahahaha! Tá dentro professor? Brincadeira.)

Grande abraço!

Vinícius Camargo Penteado disse...

Ae Gustavo
Mais um ótimo comentário para engrandecer o blog
Sou mais a favor da gente montar um Frankenstein Quimera, juntando com partes de outros animais, tipo braços de gorila e pernas de canguru =)
Valeu
Abraço

Lucas Grilo disse...

Ae Vinição, reza a lenda que o Stalin financiou pesquisas de cruzamento entre homens e chimpanzés para criar um super exército de homens-macacos! Se fosse possível cruzar homens com chimpanzés certamente já teríamos alguns perdidos por aí. Tem gente que transa com cabra, com carro, com árvore, certamente alguém já caiu no charme de uma "chimpanzéa"! Hahahahaha

Vinícius Camargo Penteado disse...

Credo Lucas, você tá muito pervertido, já não bastava a piadinha infame da Zebra e do jumento. hahahahahaahahha. Nem fale, tem umas chimpanzeas bem bonitinhas mesmo :P
Abraço
Brigado pela visita e pela dica
Volte sempre