domingo, 3 de julho de 2011

Abutres Zumbis

Os abutres zumbis farão parte do nosso futuro?
O post é outro daqueles que traz informações mais científicas mas que são colocadas de forma muito fácil de entender. Um espécie zumbi é aquela que ainda existe na natureza, mas que muito provavelmente estará extinta em alguns anos, pois o número de indíviduos não é suficiente para mantê-la na natureza. E é isso que parece estar acontecendo com alguns abutres na Índia, seu alimento está sendo contaminado com diclofenaco, e as aves não conseguem lidar com seu metabolismo, o que acaba gerando sua morte. Tem gente boa atrás de soluções, de alternativas para o medicamento, algo que trate os rebanhos mas que não matem as aves. Você já sabe os problemas que a extinção rápida de uma espécie pode gerar, ainda mais a de uma ave carniceira. Sabe aquela cadeia sem fim, a carcaça fica lá, os abutres não vem, a carne podre contamina o solo com muitas bactérias, as plantas não crescem, e por aí vai. Os abutres não merecem virar zumbis, eles já são carniceiros, vida e paz para os abutres, urubus e afins

Esse é bonitão

2 comentários:

Gustavo Lepore disse...

Professor, o diclofenaco não é aquele composto do "Cataflan"? Minha avó usava este medicamento como antiinflamatório depois que um desgraçado bêbado de moto a atropelou...

Estranha essa intoxicação, isso se deve ao fato dos rins dessas aves não conseguirem filtrar o composto do sangue? Estranha mesmo... e por dois motivos: como esse composto chegou aos rebanhos e o por quê das aves não conseguirem filtrar tal composto, afinal, ele é comercializado na forma de sal de sódio (solúvel em água, salve exceções).

PS: professor, desculpa se alguma dessas perguntas foram respondidas no post, é que não tive tempo de ler ainda, fiquei deveras curioso, só isso... haha!

Abraço!

Vinícius Camargo Penteado disse...

Oi Gustavo
Provavelmente eles usam o diclofenaco para tratar inflamações no rebanho. E não são todos os animais que degradam todas as substâncias. Os gatos, por exemplo, não conseguem degradar o ácido acetilsalicilico, e o que acontece com aos abutres vai pelo mesmo caminho, penso eu. Leia o post Gatos e Golfinhos aqui do Aopedavida para outras informações.
Abraço
Valeu