sábado, 2 de julho de 2011

Ilustração Científica


Este aqui me foi indicado pelo Rafael Soares, do RNAm. É um site com uma infinidade de figuras que ilustram de forma bastante fiel, mas sem perder a veia artística, estruturas do mundo natural. Essas figuras sempre me encantaram, lembre-se que muitas delas foram feitas quando a fotografia não estava ainda nem perto de ser desenvolvida, o ilustrador botava a peça ali, e virava em todas as direções possíveis para conseguir retratá-la da melhor maneira possível. Isso quando ele não tinha que ir para o campo, sentar em uma cadeira e ficar esperando o animal aparecer. Na nossa última viagem a Paris, lá no Les Invalides, encontramos uma dezena de artistas fazendo ilustrações de armaduras e armas. Eles eram tão bons que eu comecei a xeretar nos desenhos ao invés das peças reais que estavam ali na minha frente, minha mulher mandou eu parar de bisbilhotar, mas foi difícil, fiquei fascinado. Desenhe! Quanto mais você treinar melhor, e essa história de não saber desenhar é mentira, pelo que eu saiba se você está lendo isso é porque já passou pela Pré-escola, e já tem o diploma de iniciação no desenho.

2 comentários:

Gustavo Lepore disse...

Também acho fascinante as ilustrações do corpo humano... a minha namorada desenha e manda bem pra caramba nessas ilustrações.

Há um livro bem bacana na livraria "Leitura", do Maxi Shopping, não me recordo o nome, mas ensina os traços e as perspectivas para desenhar o corpo humano... achei bem interessante. Além de tudo, essas ilustrações estão tão avançadas que hoje substitui as fotos originais do corpo humano nos grandes livros (e atuais) de Fisiologia e Anatomia, como o "Sobota" e o "Noções Básicas de Fisiologia Humana".

Abraço sor, continue postando! Minhas férias estão mais divertidas! Haha!

Vinícius Camargo Penteado disse...

Ae Gustavo
Entre todo dia então, férias culturais!
Que bom que você curte conhecimento, lembre-se sempre de que manter a mente aberta e funcional é a melhor maneira de mantê-la viva para sempre
Grande abraço