domingo, 17 de julho de 2011

Um Longo Argumento

As duas biologias de Mayr
Post que exalta o cientista Mayr, que foi um grande divulgador da biologia evolutiva e de suas consequências no desenrolar dos estudos biológicos nas últimas décadas. Ele dividiu o estudo da biologia em causas próximas, aquelas que você estuda pois elas já estão por aí funcionando, e as causas últimas, aquelas que permitiram que seu objeto de estudo funcionasse atualmente, seguindo o trajeto evolutivo. O texto já se explica por si só. Pule pra lá.

Olhos energizados que a terra há de comer

Adorei, bem no estilo conversa de bar mesmo, mas uma boa sobre Física, partículas e energia. O autor nos mostra de maneira simples que o que podemos estudar hoje depende muito do que temos a disposição no Universo, e que isso não necessariamente fica disposto da mesma maneira o tempo todo, Bem doido, Pule pra lá que o texto é legal.

ps: Um longo argumento é o título de um famoso livro do Mayr, digamos que é uma antítese dos curtos argumentos que vieram hoje a minha cabeça. Mas garanto que os dois textos indicados são bons. Não ganho no quesito tamanho mas ganho no quesito qualidade.

Nenhum comentário: