domingo, 24 de julho de 2011

Caracol do Mal

A praga do caracol maçã resiste a tudo no delta do Ebro
Outra reportagem indicada pelo meu amigo Marcos Roberto, e outra ótima, valeu Marcão. Você certamente já ouviu falar das pragas, aqueles seres que chegam as plantações e arrasam com tudo, pois essa á mais umas dessas, só que esse caracol está parecendo ser uma super praga. Não há o que fazer para matar os malditos, o melhor é botar o pé na água e esmagar um por um, como diz a reportagem, mas são milhões e milhões causando um baita de um prejuízo. Querer brigar com a natureza não é tarefa fácil, quando ela decide encrencar não tem humano que guente. Esse caracol é tão do mal que, em uma noite, dois deles podem comer 400 raízes de arroz. Quer mais que isso. Até secar uma grande área por um bom tempo eles já tentaram, mas não teve jeito, eles continuam lá. É uma luta desigual, por enquanto o caracol tá ganhando disparado, mas os humanos não gostam de perder, e vão continuar tentando por um bom tempo. Vamos ver no que dá.

2 comentários:

Gustavo Lepore disse...

Eu avisei, e continuo avisando que os gastrópodes ainda vão dominar o mundo! Haha!
Eles fazem de tudo! Pena não poder erradicá-los, seria um baita desequilíbrio nas teias alimentares das regiões que eles provêm.
Esses aí, o jeito é (talvez) o controle biológico, assim como há aqui no Brasil com os "Biomphalaria", hospedeiro intermediário do "Schistossoma mansoni".
Bom, torçamos para que dê certo lá para eles, caso a UE e o governo local não se interessem pelo assunto... até a população que vive do plantio do arroz morrer de fome!

Abraço!

Anônimo disse...

Interessante mas aonde vive essa espécie e qual é o nome desse bicho?