quinta-feira, 14 de julho de 2011

Adendo da Lesma

Já que teve mais gente falando da lesma Elysia chlorotica vamos ao que interessa. Ela é uma lesma e é heterótrofa, como todos os outros animais. Só que ela é capaz de produzir moléculas essenciais para a fotossíntese, além de conseguir manter os cloroplastos, das algas que ingere, por quase um ano intactos e então viver por todo esse tempo dos produtos da fotossíntese realizada por eles, e não pelas suas próprias células, heterótrofa portanto. Tudo isso você pode ver aqui. E eu que achei que o que ia realmente causar espanto é encontrar um tipo de associação parecida em um Vertebrado, isso, bem próximo da gente, numa salamandra. Eu sei que pra muita gente lesma e salamandra é a mesma coisa, mas não é, não desmerecendo a bendita da lesma, mas eu achei a história da salamandra bem mais legal. E você?

2 comentários:

Gustavo Lepore disse...

É definitivamente mais interessante a história da salamandra! Haha.
Mas o curioso da "Elysia chlorotica" é que há uma concentração enorme de "feitos e afazeres" dos gastrópodos. Alguns servem para comer, como o Scargot francês, outros para controle biológico, outros são hospedeiros intermediários de doenças que ocorrem bem pertinho de nós, como os do gênero "Biomphalaria", e agora um é capaz armazenar cloroplastos e ainda por cima usufruir da matéria orgânica que produzem! Muito doido esses bichos aí.

PS: o Professor Fred que veio com a notícia da "Elysia chlorotica" pra gente, ele tava mor empolgado, mas não sabia que isso ia dar MUITO o que falar!

Vinícius Camargo Penteado disse...

Ê Fredão
Abraço Gustavo