terça-feira, 29 de novembro de 2011

Grana Chifruda

Perdendo a batalha para salvar os rinocerontes
Olha só que coisa mais triste, um dos grandes mamíferos que existem (existiam) atualmente acaba de ser extinto, e a culpa é diretamente do homem. Não porque estamos precisando de campos para plantar, lugares para construir ou de carne pra comer, mas porque tem gente que "crê", sem nenhuma comprovação científica, sem nenhuma evidência decente, que chifre de rinoceronte moído é um excelente remédio anti-câncer e, acredite se quiser, tem gente que paga US$ 50.000 por um kilo do "produto". Você não tem noção do quanto eu fico revoltado com a matança de animais por um motivo tão tosco, as pessoas que vão ficar com o dinheiro não são os condenados que passam fome e vivem na miséria, quem fica com dinheiro é aquele cidadão que mora numa baita mansão e apaga o charuto num cinzeiro feito de pata de rinoceronte (olha só que objeto lindo de decoração para se ter em casa). Criar animais para matar e comer pode até ser questionável, porém ganha-se dinheiro com a produção de alimento, justo. Caçar um animal na natureza para arrancar o chifre, o dente, a pata, a cabeça não tem o menor cabimento, mostra o quão desgraçada pode ser a busca do dinheiro a qualquer custo. Não, nem tudo é válido pra você enriquecer. Tem gente que passa até por cima de parente pra "se dar bem" porque é que não vai então matar um bicho fedido que tá lá no meio do nada e que vale uma fortuna? O mundo pode estar longe de ser justo, mas se render ao pior aspecto da raça humana não é a solução.

Capitalismo mais que selvagem

2 comentários:

Vanessa disse...

Esse post acabou me levando à uma foto que vi há algumas semanas (essa, especificamente: http://bit.ly/ueOwWb). Por curiosidade acabei procurando mais sobre isso. O tubarão, ou melhor, as barbatanas do tubarão que estampam as notas são usadas para pagar aquelas comercializadas no mercado negro da Costa Rica. Um quilo de barbatanas custam cerca de 300 dólares e acabam indo parar em países do Pacífico.
Entre curas misteriosas, as barbatanas são usadas na preparação de um sopa, tornando-se um prato é tradicional nos casamentos. Essa, é considerada uma iguaria por trazer fertilidade e saúde ao casal. Enquanto isso, o mercado continua a crescer e os tubarões continuam desaparecendo.
É um tanto quanto irônico um bicho estampar o motivo de sua morte..

Vinícius Camargo Penteado disse...

Triste