sábado, 19 de novembro de 2011

Moleza


De onde vem o mol?
Ensino médio, lá em 96, aprendi o que era mol, aprendi como usá-lo, fiz várias provas utilizando o conceito e também decidi criar o meu número, o Bitaxon, que é igual a 4.567, então se você tiver 4.567 elefantes você tem um Bitaxon de elefantes, um Bitaxon de moléculas de glicose e você tem 4.567 moléculas. Sim, eu simplesmente escolhi esse número e lhe dei um nome, não usei nenhum tipo de referência a não ser a sequência de quatro números inteiros partindo do 4. Um Mol usa, como princípio, a mesma ideia, dar um nome para um número, só que esse número significa algo, ele é igual ao número de moléculas que existem em 12g de C-isótopo12. Pronto! Só isso? Só, quer dizer então que eu posso ter um Mol de elefantes? Isso mesmo, aproximadamente 600.000.000.000.000.000.000.000 elefantes. E, a partir desse número com nome, podemos encontrar um monte de relações em química que podem nos ajudar a entender melhor como lidar com os elementos, usando a arte da comparação. Até hoje tem muito aluno que pena quando tem que lidar com mol, eu costumo mostrar um trecho do Cosmos, no qual o Sagan conta a história do Googol, um número gigante: 10 vezes 10 elevado a 100 (inventado por Kasner), que foi o nome base para o Google (muitas informações) essa rede que me hospeda. Sagan diz uma frase inesquecível no mesmo episódio: "Um Googol está tão longe do infinito quanto o número 1"!!! Eu acho isso muito louco, faz a gente pensar muito. A proposta para hoje é que você pegue um número para você e dê um nome, depois divulgue para o mundo, simples. Bom trabalho.

Nenhum comentário: