sábado, 5 de novembro de 2011

Cruzando Reinos

Estudo sugere que microRNA (miRNA) de plantas pode entrar no sangue e tecidos do hospedeiro via ingestão de comida
Estava eu olhando meus e-mails quando me deparo com um do Menke, esse mesmo com o nome ai do lado que ainda nós brindará com ótimos textos (já tem um dele aqui), ele me mandou a seguinte reportagem, que está em português e está disponível aqui, na hora eu fiquei meio cabreiro, não conheço essa revista e tem muita endemonização ao redor do assunto transgênico (você pode ver um pouco mais aqui e aqui) e disse para ele que iria procurar mais informações. E foi o que eu fiz, com a ajuda da minha mulher, fui atrás do artigo original (que você pode ver aqui) e de outros textos a respeito, para minha surpresa não encontrei nada em blogs, não sei se deixaram passar a notícia ou se eu que não consegui montar um jogo de palavras decente pra fazer minha pesquisa. O fato é que se descobriu que um tipo de RNA, o micro, é capaz de atingir órgãos de mamíferos de maneira intacta, isso significa que ele não passa pela digestão, como várias outras micro moléculas, para a nossa alegria e existência, e não só isso, eles descobriram também que, enquanto os ratinhos estavam ingerindo esse RNA, eles tinham uma proteína silenciada, ela não era capaz de desempenhar seu papel e interferia no transporte de colesterol. Isso é bom? Depende, pode ser muito bom de fato, como também pode trazer prejuízos que nós não tínhamos nem noção que eram causados pela alimentação, ou até tinhamos, mas sem querer querendo, sabe aqueles médicos que passam uma lista de alimentos que não devem ser ingeridos para diminuir os sintomas, pode ser que seja por causa dos miRNA que eles contem que interferem na nossa expressão gênica. Achei demais! Outra questão é extrapolar esse conhecimento e achar que, só porque a molécula existe em uma planta transgênica ela será pior do que as que já existem naturalmente em todas as outras que consumimos durante todos esses milhares de anos e outra, a partir de agora devemos colocar no rol de experimentos para se fazer antes de se lançar um produto transgênico se seus miRNAs diferentes possuem um efeito degradante, mas fica impossível garantir com 100% de certeza se um alimento vai ter um efeito ruim, desse jeito poucas novidades científicas poderiam estar disponíveis hoje, o que se pode garantir é que todos os estudos possíveis estão sendo feitos para o conhecimento pleno sobre o assunto, e o tema vem carregado de uma possibilidade ótima: consumirmos alimentos específicos para silenciar proteínas que estão nos causando problemas, mais uma utilização do alimento como remédio, o "você é o que você come" bombando. Um nova evidência sobre as interações entre os seres vivos é estimulante e fantástico, a gente interage muito mais com o meio do que podemos imaginar.

Harry Potter é craque

Nenhum comentário: