sábado, 12 de novembro de 2011

Choro Ardido


Por que as cebolas me fazem chorar?
Estava ajudando minha mulher a fazer um belo jantar e adivinha o que sobrou pra mim? Descascar cebola, eu tenho ódio disso desde pequeno, mesmo que eu estivesse na sala, bem longe das malditas, lá estava eu chorando, com os olhos extremamente irritados, esperando esperançosamente que aquele tormento logo acabasse (quem será que foi o primeiro a colocá-la na comida? Só podia estar sacaneando alguém). Mas que cebola frita é uma delícia isso eu não posso negar, até crua eu gosto. A autora do post nos conta que, quando cortamos a cebola, fazemos com que duas moléculas que estão em compartimentos diferentes se encontrem e, quando isso acontecesse, elas reagem e formam um composto que, interagindo com nosso olho, produz uma sensação extremamente irritante e um reflexo de choro, para tentarmos limpar a córnea. Ela até propõe algumas soluções, mas a melhor de todas é usar um óculos de natação, daqueles bem vedados, bem apertados, para que nenhuma molécula consiga alcançar seu olho, farei isso da próxima vez e conto se deu certo, se seguirmos o poder de previsão da ciência posso apostar que terei sucesso.

Nenhum comentário: