quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Olhar Fixo


Frustrações com a hipnose da Suécia ao Paraná
Quando eu era criança ficava fascinado quando os hipnotizadores iam até a TV e faziam as pessoas acharem que formigas subiam pelas suas pernas ou mordiam uma cebola se deliciando, pensando que mordia uma doce maçã, pra mim era um truque muito legal, mas eu ainda ficava com uma pulga atrás da orelha, achando que era tudo combinado, depois de muito assistir a TV conseguiu me convencer (o que ela não faz com as crianças?). Mais tarde comecei a ler sobre as terapias de vidas passadas, como eu acho que nós só temos essa vida (aproveite) não acreditei e passei a achar que muitos hipnotizadores estavam usando sua capacidade técnica para enganar pessoas com problemas sérios que poderiam ser tratados com medicamentos. Mais recentemente, li sobre os benefícios reais que a hipnose poderia trazer em alguns casos difíceis, principalmente em doenças psicossomáticas. Até me deparar com o texto de hoje eu nunca tinha feito uma pesquisa mais aprofundada sobre o assunto. Encontrei esse estudo aqui, que mostra que realmente o cérebro entra em um estado particular em determinados hipnotizados, não é apenas sugestão, parece ser fisiológico e essa reportagem aqui, que é bem completa e bastante esclarecedora, apesar de ser de 2005 traz as últimas pesquisas, não encontrei nada melhor do que ela. Agora encontrei um monte de textos de fontes bastante questionáveis, já que quase todos os sites ofereciam cursos caros para treinar "terapeutas".  Infelizmente notei que são poucos os experimentos sérios sobre o tema, o conhecimento ainda fica muito no terreno da medicina alternativa e num campo "extrassensorial" meio bobo e sem sentido. A hipnose pode muito, só não pode fazer mágica, deixemos essa capacidade para o efeito placebo.

Nenhum comentário: