quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Pepino Desentortado

Conheço, logo acredito?
Ótima discussão, outra daquelas que envolvem conceitos e ciência, e ciência dos conceitos e conceitos da ciência. Eu tenho minha consciência tranquila, fiz o que pude para tentar colocar na cabeça dos meus alunos as noções básicas de ciência e, para isso, uso a minha definição da mesma: uma ferramenta universal, que pode ser utilizada em infinitas condições, capaz de fazer com que você se aproxime da verdade, mas sem nunca conseguir alcançá-la. Os professores encarregados deveriam fazer um bom trabalho, espero que assim seja, mas também fico em dúvida, como será que o assunto é tratado na maioria das salas de aula, como será que os professores ensinam ciência? Será que seus pormenores, sua intrincada existência, seus intrincados usuários são discutidos? É difícil tirar os mitos científicos da cabeça dos alunos, com o conteúdo fechado do ensino médio sobra pouco tempo para a filosofia da ciência, será que não é a hora da filosofia, que sabiamente se tornou obrigatória nas escolas, não tratar a fundo dessa questão? Eu adoraria saber que os alunos estão botando seu cérebro pra pensar na marra, fazendo mil relações com seus conhecimentos decorados, botando as memórias para se encontrarem e produzindo teias cerebrais das mais sofisticadas possíveis, tudo isso levando a ciência como ferramenta essencial da humanidade. Leia o texto do post indicado, está bem escrito e traz mais assuntos pra juntarmos nessa conversa.

Nenhum comentário: