sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Respiração no Vácuo

Oxigênio pode estar escondido por trás de grãos de poeira cósmica
Não, não é posssível respirar no vácuo, esse título é só pra chamar a atenção, mas também o espaço entre os astros nem pode ser chamado de vácuo, porque tá cheio de poeira espacial vagando por ele e alguns cientistas mostraram que o oxigênio molecular também é um desses que vaga por aí. Essa molécula tem um papel fundamental na vida (que conhecemos, e olha que tem uns seres vivos que nem dão bola pro O2) da Terra, ela é liberada na fotossíntese e consumida na respiração, portanto você só está lendo isso pois está consumindo freneticamente a pequena. O interessante de se encontrar oxigênio molecular no espaço, bem longe da Terra, é saber que essa molécula, que só existe hoje aqui por causa dos seres vivo,s também pode se formar na ausência dos mesmos. E ela fica presa dentro de partículas que, quando super aquecidas, liberam-na. A possível reação está esquematizada no post, tem uma turma que está colocando uma série de questionamentos sobre a descoberta, mais precisamente sobre a fonte do gás que foi proposta no artigo, mas pelo número de cientistas que publicou o artigo parece que eles tem alguns dados importantes nas mãos para colocarem as carreiras no fogo cruzado. E eu com isso? É uma super descoberta, algo que estava sendo buscado por muitos há muito tempo, é mais um pequeno passo para tentarmos entender um pouquinho desse enorme universo que nos cerca.

É dentro dessas células que circula a maior parte do nosso O2

2 comentários:

Guga disse...

Tenho alguns comentários a fazer... Primeiro que hoje existem vários "níveis" de vácuo, tudo depende da quantidade ausente de gás. No espaço, hoje, é o maior vácuo que conseguimos fazer, mesmo porque a partir de então fica mais complicado por causa da física quântica...
Outra questão é que o oxigênio existe aqui porque foi produzido em alguma parte de uma estrela (pode ser até do Sol) e não exclusivamente porque existem seres vivos, aliás a frase deveria ser oposta (do jeito que conhecemos vida hoje) de que os seres vivos só estão aqui por conta do oxigênio.
Quanto à descoberta dessa coisinha fora do Sistema Solar, não há questionamentos: existe e os caras conseguiram achar. Existem algumas técnicas muito precisas para se detectar essa e outras tantas partículas perdidas pelo universo. Basta ter tempo e paciência pra procurar em cada pedacinho dessa imensidão! Acho que o mais interessante seria perguntar "COMO chegaremos em algum outro lugar no universo"... =)

Vinícius Camargo Penteado disse...

Ae Guga, Brigado
Já vou mudar lá no texto o "do jeito que conhecemos vida hoje". Realmente o oxigênio elementar é um dos mais comuns,vindo do Sol ou de outro sol, é que eu estou falando do O2, tem até a história da grande extinção em massa provocado pelo surgimento do O2 junto com os seres vivos aqui no planeta. Com relação aos questionamentos acho que eu não me expliquei bem, eles eram em relação as prováveis fontes e tipos de reação.
Ótimo comentário Guga, me ajudou, valeu
Obrigado pela visita e continue sempre, quanto mais gente como você aqui melhor!