quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Carne Sintética

O mercado de "shmeat": a engenharia dos tecidos e o futuro da comida
Olha que post mais doido, eu já falei aqui sobre o nosso futuro com falta de alimento, já falei da possibilidade da gente ter que comer insetos (de fome, fome, vai ser difícil morrer, só se você for muito pobre e morar num país muito safado, tipo o Brasil) e provavelmente também comeremos carne de laboratório. Mas pode isso? Pode sim, em tese todas elas são um monte de células companheiras, com um gosto ótimo, e toda a dificuldade mora aí, como fazer com que a carne de laboratório tenha a mesma cara, a mesma consistência e o mesmo gosto da carne in vivo, da recente tirada do boi, daquele novilhinho gostoso. Apesar de eu ser um adorador de comida, inclusive de carne, eu comeria essa carne sintética sem problema, eu acho aqueles pacotes de salgadinho muito mais nojentos, eles são feitos de baba de batata, eca. O post é bem completo e a autora fecha o assunto muito bem, por isso não deixe de ler. Tem toda uma série de técnica legais que estão sendo desenvolvidas para fazer com que o cultivo de células se assemelhe o melhor possível com as condições in vivo, desde colocar sangue na cultura até mantê-la sobre constante recarga elétrica para simular o estímulo de movimento contínuo. É um barato.

"Eu recomendo a carne sintética. É muuuuuuuuito boa!"

Nenhum comentário: