terça-feira, 20 de setembro de 2011

Exercitando os Neutrófilos

Quanto exercício prejudica seu sistema imunológico?
O post trata de um artigo que botou o pessoal para fazer exercícios, um dos grupos fez exercícios agudos, testando seus limites ao máximo, porém de forma espaçada, sem uma rotina bem definida, apenas 1h na semana. Outro dos grupos fez exercícios moderados, porém durante 5 dias da semana. Uma descoberta muito interessante é de que a turma dos exercícios moderados apresentaram neutrófilos (glóbulos brancos, aqueles que defendem o organismo) mais "resistentes", eles demoraram mais tempo para se finalizarem (apoptose), portanto o indivíduo apresenta um número maior deles no corpo quando comparado com os sedentários (e também com aqueles que fazem execícios intensos, porém sem rotina), possivelmente estando mais protegido contra algumas infecções. Tem muito mais lá no post, issso é um resumo do resumo, e aqui você encontra um post resposta do autor do artigo para a autora do post em questão, dissolvendo algumas de suas dúvidas. Eu sou um adepto do exercício crônico há 3 anos, graças a um chacoalhão que eu levei da minha mulher, há 3 anos (coincidência?) ela me disse para que eu começasse a fazer exercícios, que isso só faria bem para mim. E não é que fez! Eu vou a academia 5 vezes por semana, religiosamente, cumprindo um ritual, ritual esse que só me trouxe benefícios, tanto é que eu faço a maior propaganda para todos que eu conheço. Antes de começar eu não tinha ideia de quanto minha postura, meu andar, minha consciência corporal e minha saúde melhorariam. E agora então sabendo que mantenho mais neutrófilos ativos, oba! Nesses últimos anos eu tive um princípio de pneumonia (mas foi durante uma fase na qual muita coisa ruim aconteceu, ai não há corpo que aguente) e só. Não lembro de ter aqueles pequenos resfriados chatos, que te derrubam, acho que isso está diretamente ligado as minhas visitas diárias a academia. E eu recomendo mesmo essa instituição, ela está lá perto da sua casa, os equipamentos estão todos lá, com professores de educação física para te orientar. Tem tarados narcisistas se olhando no espelho? Tem. Tem aquela turma que se pendura no aparelho e não sai mais de lá? Tem. Tem música chata e alta o tempo todo? Tem. Mas eu fui um baita de um sortudo, faço academia em um horário no qual só tenho que lidar com a música chata, o resto passa longe. Então lá vai: faça academia. Faz bem, está sempre lá prontinha pra usar, e você pode fazer de maneira crônica, quer dizer que você pode ir todo dia, encare como um dos seus trabalhos, você não pode faltar, sua vida vai melhorar, acredite, e nada de fazer com todo o peso possível, faça com o peso que você aguentar, com o tempo a musculatura crescerá e você naturalmente carregará mais peso, é só ter um pouquinho de paciência. E nada de tomar suplemento, complemento ou qualquer outro tipo de ento, bomba então nem se fala, o objetivo é melhorar sua saúde e não piorá-la.


Nenhum comentário: