quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Pequenas Maravilhas


Peptideoglicano - a maravilhosa parede bacteriana
O texto introdutório que o autor fez é bem legal (e é por isso que esse post está indicado aqui), a parte da divulgação do trabalho não achei lá grandes coisas, eles descobriram que os peptideoglicanos, além do que já fazem para a bactéria, podem interferir, de forma cíclica e coordenada, no processo de divisão celular, mais interessante que isso é que ele conta um pouco da importância dessa molécula para a parede e como podemos, interferindo na sua síntese ou na sua estrutura, combater as bactérias patogênicas. Outro excelente motivo, o título da postagem é o mesmo de um ótimo livro que eu estou lendo "Pequenas maravilhas: como os micróbios governam o mundo", o autor escreve de modo tão divertido que parece livro de humor, e não estou brincando, estou me divertindo lendo (pena já estar no fim), os casos relatados e a maneira como ele descreve-os são demais, gostaria de um dia publicar um livro no mesmo modelo. Indico fortemente pra turma toda que gosta de biologia e tá afim de ler um livro interessante, fiquei sabendo dele por aqui. Quer saber mais sobre bactérias? Esse é um assunto que já apareceu várias vezes aqui no Aopedavida: um sobre reprodução, outro sobre classificação, sobre probióticos e sobre endossimbiose, além dos posts sobre bactérias cada um traz outras indicações também bem legais. Vamos invadir o mundo bacteriano, já que elas não tem nenhum pudor em fazer isso com a gente.

Nenhum comentário: