quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Meteoros

De pedrinhas a pedronas que vem do espaço
Quer assitir uma chuva de meteoros ainda esse ano? Então acesse o post, veja a tabela ( a próxima "gorda" é dia 17/11), vá para um sítio, prepare seu banquinho, prepare o mapa estelar, pegue seu phaser, faça um chazinho e se anime, faça disso um belo evento, com certeza será bem marcante. O post também fala dos grandes corpos que passam perto da Terra eventualmente, e como a turma gosta de fazer um baita de um sensacionalismo sobre o assunto. Vá agora para o link, ele está em português e é de um blog premiado, de ótima qualidade. Divirta-se.

ps: O André Boldrin, um outro excelente ex-aluno meu, indicou esse site aqui, no qual você encontra um ótimo mapa estelar, agora é só esperar a data e mandar ver

Nosso sistema solar já foi bem bagunçado, hoje até que está arrumadinho.

2 comentários:

Guga disse...

Falou da minha área, eu coloco o dedo! Vou acrescentar algumas coisas sobre o assunto. Uma chuva de meteoros não é ao pé da letra uma "chuva", mas é um período com maior probabilidade de corpos entrarem na atmosfera e se transformarem nas famosas estrelas cadentes. Não precisamos esperar até novembro para vê-las, basta estar numa noite bem escura (de preferência longe da cidade e numa noite sem Lua). Uma chuva de meteoros também ocorrerá a partir do dia 17 de outubro até o dia 25, na região de Orion (essa é fácil de encontrar pra quem conhece as "3 Marias"). Quanto a outros eventos, como corpos que passarão bem perto da Terra (os chamados NEO's, da sigla em inglês) tem esse site da NASA muito interessante pra quem quiser perder algumas horas "prevendo" os próximos eventos catastróficos (http://neo.jpl.nasa.gov/)... Grande abraço!

Vinícius Camargo Penteado disse...

Valeu Guga
Brigado pelas visitas e pelos comentários.
Dia 17 de novembro é meu aniversário, então puxei a sardinha pro meu lado :)
Abração