quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Acelerador de Sono

Não me culpe guarda: eu estava dormindo-dirigindo
O meu sono está ligado, desde a minha tenra infância, com carro, minha mãe diz que para me fazer dormir era só dar uma voltinha de carro no quarteirão e pronto, lá estava eu babando. Passado trinta anos a história não está muito diferente, se eu estou de passageiro a chance de eu dormir e babar é de 90% ou mais. Minha vida de professor exige que eu viaje muito, e isso pra mim já se tornou rotina, pegar o carro e fazer 100km por dia é coisa corriqueira. De vez em quando eu tenho um sono terrível, daqueles que não dá pra segurar, tenho que parar o carro num posto de gasolina e dormir uns 20 minutos antes de voltar para a estrada, e já tive que fazer isso algumas vezes, mas o post trata de outro assunto, o dormir-dirigir, e eu já passei por essa situação várias vezes. Funciona assim, eu começo a pensar em um assunto e, quando percebo, já estou em um outro ponto da estrada, depois de 10 min ou mais, sem ter a mínima noção de como cheguei lá. Eu gosto, pois estou mais perto do destino, mas eu sempre me assusto, pois fico totalmente sem controle consciente, e adorei saber que a turma do sono está estudando esse fenômeno, contei isso outro dia para um outro professor, que também viaja muito, o Jean, e ele me disse que isso já aconteceu várias vezes com ele também. Se você dirige bastante provavelmente isso já te acometeu também, e o post em questão vai te interessar. Utilidade pública, e outra coisa importante, isso é inevitável, eu não consigo prever a hora que vai acontecer, por isso não posso tomar nenhuma atitude, mas gostaria que a trupe de cientistas produzisse um manual do que eu deveria fazer para evitar.

Nenhum comentário: