quinta-feira, 28 de julho de 2011

Dominação


Como os vírus obrigam nosso cérebro a comandar o vômito e o que podemos fazer para parar com isso
Os vírus são parasitas que "querem" somente uma coisa: gerar novos vírus. Pra isso eles precisam de células, quanto mais melhor. Quando ele (o vírus) invade seu corpo ele vai invadir as células, dominá-las e fazer com que elas produzam o máximo de novos vírus possíveis. Mas ele não fica feliz com somente um hospedeiro (no caso você), quanto mais células (entenda pessoas) ele infectar melhor. E é aí que entra o vômito e a diarreia, através desses eventos os vírus podem deixar seu corpo e ir tentar invadir o corpo de outras pessoas. Já era sabido que o aumento da liberação de serotonina (um hormônio) por células do nosso intestino induzem o vômito, o que eles descobriram com esse trabalho foi o mecanismo e a molécula viral que obrigam as células a secretarem mais serotonina, aumentando o vômito, podendo então buscar um novo hospedeiro. E é por esse mecanismo que as ditas "viroses" (no caso o artigo usa o rotavírus, mas provavelmente foi ele mesmo que te infectou quando você pegou uma daquelas viroses das bravas) fazem com que você perca tanta água (por cima e por baixo) que você acha que não vai aguentar. Apesar dos pesares uma grande parte das pessoas resiste bravamente as viroses, o que já está ótimo. Um bom antagonista de serotonina pode diminuir essa desidratação, e provavelmente e o que será receitado pelo seu médico num caso mais sério. Olha só que legal, quando você tiver que tomar um remédio desse tipo já sabe o porque de tomá-lo.

Um comentário:

Gustavo Lepore disse...

Realmente os vírus são incríveis. Embora sejam desordeiros e um grande problema para nós humanos, eles são incríveis...
Como pode um cristalzinho, só com uma cápsula lipoproteica e algumas moléculas de RNA (ou DNA), sem metabolismo próprio, menor que uma bactéria, que por sua vez é menor que uma mitocôndria, que é uma organela de nossas células, serem tão furtivos ao nosso sistema imune e tão complexos ao ponto de produzirem (com o metabolismo de nossas células) toxinas para a produção de serotonina nas nossas células entéricas, dentre outras!

Olha que alguns são tão machos que não param de se multiplicar até com Interferon agindo, tendo que até tomar uns outros anti-virais!

Que acha que colocar um vírus e um gastrópode para lutar professor? Assim veremos quem realmente irá dominar o mundo! Haha

Abraço!