terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Desvio Padrão


Estatística: pequeno glossário
Saiba de uma coisa, ciência é estatística e ponto final. Se aquele seu experimento foi super bem pensado, você trabalhou dias e dias a fio, tratou seus animais, varou a noite, esperou reagentes durante semanas, discutiu as técnicas, leu artigos e, no final de tudo, seus dados não foram estatisticamente significativos, pode sentar e chorar. Não é tão exagerado assim mas na prática é quase isso. Eu sofri muito nas minhas análises estatísticas e, se não fosse a santa da Ana Almeida, outra das minhas amigas biólogas, eu não teria conseguido nem erguer a cabeça, mas por mais que ela tenha me ajudado eu não consegui os dados que eu esperava conseguir e tudo isso é muito frustrante, mas paciência, é assim que o mundo é, se os dados não mostram diferenças não podemos considerá-lo, a matemática não mente, pelo menos essa é sua prerrogativa. Leia o post, ele é bem simplesinho mas é ideal pra você começar a entender um pouco dessa ferramenta que direciona os passos de todos e de tudo.

Nenhum comentário: