segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Substituto Branco


De onde vem o leite?
A questão é evolutiva, quando foi que os nossos ancestrais reptilianos passaram a produzir essa substância tão rica capaz de nutrir o bebezinho tão bem durante o período mais tenro da sua vida? A resposta é muito legal: provavelmente os ovos dos répteis mamiliformes possuíam uma casca mais porosa, tornando o ovo um alvo ótimo para a dessecação. Para tentar evitar esse mal alguns deles, que produziam um tipo de leite mais fraquinho, passaram a depositá-lo no ovo para se evitar a perda de água. Com o tempo (muito tempo) aquele leite passou a apresentar cada vez mais nutrientes, e a gema do ovo passou a desempenhar um papel cada vez menos importante. A gema dos mamíferos foi substituída pelo leite. Entre no link acima e leia o texto do autor, lá ele ainda fala da caseína, do cálcio e de alguns genes envolvidos no processo. Aqui eu só dou uma breve comentada. O post está atualizado e nutre nossa mente como o leite nutre nosso corpo. Muito bom!

4 comentários:

Marcos disse...

Bitão, tá tudo bem que é possível que essa hipótese seja válida. Entretanto, uma hipótese alternativa que mais me agrada é que no leite há anticorpos e é mto mais nutirtivo que a gema.

É isso aee. Só por isso achei que o texto do cara meio bobo e especulativo em demasia.

Vinícius Camargo Penteado disse...

Hey Marcos, apesar dos pesares a hipótese é da hora, gostei da ligação feita entre a porosidade da casca e do líquido para deixar os ovos úmidos. E tem também a história da duplicação dos genes que parece ter um caminho promissor. No fim acho que as hipóteses são complementares
Tem outros textos dele bem escritos, vamos ver o que o futuro reserva
Brigado pela visita meu!
Abraço

GuH! disse...

Achei bem convincente. Mas uma coisa me intriga: nossos primeiros mamíferos (os monotremados) possuem aparentes relações com as aves, mas o leite só foi efetivamente produzido nesses mamíferos, e não é encontrado nas aves. Embora a ligação mamíferos e aves seja menor que a relação aves e crocodilianos, é possível que algum espécime de ave tenha alguma relação com a produção de leite? Ou a seleção natural valorizou o tamanho do vitelo e "esqueceu" a produção de leite?

Abraço!

Vinícius Camargo Penteado disse...

As aparentes relações dos monotremados são com os répteis mesmo Gustavo, na verdade, se levarmos a ferro e fogo, as aves são répteis também. E ai toda essa conversa continua valendo
Brigado
Abração