domingo, 26 de junho de 2011

Faríngula

Por que cinco dedos?
Post muito legal que nos mostra os caminhos da explicação do porque os vertebrados com dedos possuírem somente cinco ou menos (os Simpsons). Por que não unzinho a mais? Provavelmente isto está relacionado a um evento de Pleiotropia, na qual um gene interfere em várias características fenotípicas (as que se expressam na prática em um corpo) de um indivíduo. Quer dizer que temos cinco dedos pois temos que ser férteis. É provavelmente uma coisa está ligada a outra, essa seria a resposta mais próxima da realidade, apesar de parecer bastante fantasiosa. Ainda não existe uma resposta clara do porque dos cinco dedos, mas relacioná-los com nossas gônadas sexuais é, no mínimo, engraçado. Ou temos cinco dedos e filhos ou 8 dedos e morremos secos. Os genes em questão devem se expressar no momento no qual nossos embriões se parecem com os dos outros vertebrados, na fase da Faríngula, quando todos temos notocorda, fendas faríngeas e cordão nervoso dorsal, depois desse gargalo passamos então a desenvolver nossas características particulares: nosso cérebro incrível, por exemplo.

Cabeça de feto

2 comentários:

Gustavo Lepore disse...

Até nisso Sigmund Freud acertou! Não somos só psicologicamente adaptados a reprodução, mas também fisiologicamente, e até nos detalhes! AEUAIEHIAUEHAUE
Pois é, muito interessante o post! Abraço sor!

Vinícius Camargo Penteado disse...

Mas só somos psicologicamente adaptados porque somos fisiologicamente adaptados. O post é legal mesmo né? Freud foi um grande homem, mas tinha muito pra aprender das pessoas ainda, o problema é que ele não viveu tempo suficiente e não conheceu pessoas suficientes para aprimorar suas ideias.
To curtindo os comentários
Valeu
Abraço