domingo, 23 de outubro de 2011

Parem as Máquinas

As histórias sobre os neutrinos movem-se mais rápido que a velocidade da ciência
Estava eu conversando com o Renato Paladino, meu ex aluno e agora meu colega professor, e o Menke, que está devendo pro Aopedavida, e nós estávamos falando sobre as notícias divulgadas sobre os neutrinos e sua suposta capacidade de viajar mais rápido do que a luz. Eu já discuti aqui a precipitação da imprensa quando se trata de alardear uma notícia que não necessariamente é um fato científico como um fato científico, e foi o que aconteceu nesse caso. O próprio Menke me disse que esse dado era preliminar e que ele deveria ser verificado várias e várias vezes, em diversos laboratórios diferentes, por cientistas diferentes, para depois ser ratificado como dado bem fundamentando, como deveriam ser todos os dados em ciência. Mas novamente, uma agência importante gritou aos berros que a "física tinha desmoronado" e um milhão de outras agências pelo mundo copiaram e colaram a notícia, sem uma discussão sobre o assunto. Essa urgência de se divulgar as informações cientificas como se elas fossem verdades prestam um desserviço a população, parece que não sabemos nada (e não sabemos) mas uma análise mais profunda, por analistas, deveria ser feita e publicada juntamente com a notícia, para que o povo ficasse por dentro de todos os vieses do assunto. Quem sabe um dia.

Nenhum comentário: