sábado, 28 de janeiro de 2012

Red & Hot Pimentas

Quente? Ou não? O balanço das pimentas ardidas
Tem muita informação legal nesse post, e todas se referem as pimentas, alimento que estou aprendendo a apreciar com o passar dos anos devido ao amor da minha mulher por elas (ou eu me adaptava ou estava danado). A molécula que causa o ardor nos mamíferos, e impede que eles mastiguem e destruam as sementes, também é capaz de impedir o crescimento de fungos. Já os pássaros não possuem nem dentes nem receptores para a capsaicina, engolindo as sementes inteiras e auxiliando muito na sua dispersão. O que os pesquisadores estavam tentando descobrir era o porque de alguns pés não apresentarem frutos e sementes tão ardidos. O que eles descobriam tinha relação com a taxa de transpiração das plantas, as mais ardidas perdiam mais água por apresentarem mais estômatos que suas irmãs menos ardidas. Outro dado importante, os fungos crescem melhor em locais com muita água. Então é o seguinte, pra que você, na sua plantação, tenha somente pés ardidos é necessário manter as plantas com bastante água, assim as ardidas não tem problema em ficarem desidratadas e tem vantagem sobre as outras pois conseguem impedir o ataque dos fungos. Legal, né? Eu achei demais, não imaginava que existisse essa relação fisiológica tão interessante relacionada com a ardência das sementes, Fiz uma resumo muito resumido aqui, no post você tem acesso a vários dados do trabalho e pode ter uma visão mais ampla. Pule pra lá.

Nenhum comentário: