terça-feira, 23 de agosto de 2011

Challenger is Alive


Vamos esquecer toda a dinherama desviada e aplicada, a quantidade de combustível consumido, o peso político, a guerra fria e focar somente no íncrivel feito de se produzir viagens orbitais, pense só na parte onírica, do homem vendo a Terra ali do lado de fora, bebendo água na forma de bolinhas flutuantes, com os cabelos "ao vento" (tá bom, e colhendo dados também). A história da exploração espacial através dos ônibus espaciais é mostrada de forma incrível nesse vídeo, de novo eu vou dizer aqui o quanto eu gosto dessa doidera interplanetária, eu não canso. Lembro vagamente da explosão da Challenger e de como muitas pessoas ficaram tristes, principalmente aquelas que torciam para um super desenvolvimento da astronáutica, o acidente foi uma pancada no projeto mas, evidentemente, ele não parou e ainda vários outros voos foram realizados. Em julho último aconteceu a derradeira missão, o que marcou o fim da era dos ônibus espaciais, o fato não me deixou triste, muitos outros projetos virão num futuro não muito distante, mas fica difícil não ficar triste com o vídeo, produzido pela Nature, de ótima edição e trilha emocionante, vários pensamentos vieram a minha cabeça, mas o que ficou me martelando é o de quanto é legal explorar, descobrir novos ambientes, novas espécies, novos comportamentos, novas pessoas. A exploração do nosso mundo, e do espaço ao redor, faz com que descubramos cada vez mais e mais. "Para o infinito, e além" (e não é que até o Buzz viajou). Não deixe de ver o vídeo, são só 8 minutinhos que valem a pena, é quase que um mini documentário em imagens e sons. Imperdível.

2 comentários:

Gustavo Lepore disse...

Não dá pra negar que isso é realmente incrível!
Sem contar o contexto histórico e geopolítico, a "conquista do espaço" foi sem dúvida alguma uma das maiores conquistas do homem, se não a maior!
O vídeo é fascinante, e extremamente arrepiante! Assistam que vale a pena!

PS: professor, acho que compartilho mais um fascínio com você... eu acho que não existe nada mais intrigante que o universo e o que ainda está elíptico sobre ele, o que eu chuto uns 99,9%. Outros planetas, fenômenos físicos, e o melhor de todos: os ETs! Espero ainda fazer uma autópsia em um de verdade!
Mas enquanto isso eu ainda fico esperando viajar na Millenium Falcon e conhecer o Yoda. :)

Vinícius Camargo Penteado disse...

Isso ai Gustavo. Yoda rules!
Abraço
Valeu pelo comentário