sábado, 27 de outubro de 2012

Multivitamínicos: efeitos

Será que os multivitamínicos trazem algum benefício para a nossa saúde? Um último estudo realizado por pesquisadores de Boston, EUA, traz uma relevante informação, principalmente para os norte - americanos, já que 1 em cada 3 utiliza compostos de vitaminas e sais minerais constantemente. A pesquisa, que contou com a participação de 14.641 homens, médicos maiores de 50 anos, entre os anos de 1997 e 2011, revelou que o número de casos de câncer diminuiu 8% para aqueles que usaram algum multivitamínico diariamente, se comparado ao grupo placebo.
E aqueles que já tiveram algum tipo de câncer foram os mais beneficiados. O estudo liberado no The Journal of the American Medical Association (JAMA), notou também que os multivitamínicos não tiveram nenhum efeito nos casos de câncer de próstata, que é aquele que mais atinge a população masculina dentre todos os tipos de câncer.
Entretanto, outros estudos anteriores sugerem efeitos negativos da ingestão dos multivitamínicos. Um estudo de 2010, com 10 anos de duração, divulgado no American Journal of Clinical Nutrition, com 35.000 mulheres na Suécia, com idade entre 49 e 83 anos, revelou que números de casos de câncer de mama foi 19% maior nas mulheres que ingeriram os multivitamínicos. Outro estudo, do Archives of Internal Medicine, do ano passado, com 38.000 mulheres, sugeriu um aumento de 2,4% no risco de morte, durante um período de 19 anos para as mulheres que tomaram diariamente multivitamínicos.
Enfim, a ingestão ou não de multivitamínicos ainda é um assunto polêmico. Eu considero que antes de tomar qualquer um desses compostos disponíveis no mercado, um médico deve ser consultado para avaliar se há a necessidade ou não de suplementar a alimentação com vitaminas sintéticas, pois, não se tem todos os benefícios ou malefícios dos multivitamínicos disponíveis.
O estudo do JAMA pode ser encontrado aqui. Mais informações nas notícias do The New York TimesThe Huffington PostUSA Today e na Forbes.
Wikipedia

Nenhum comentário: