quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Cérebro: alimento de amebas

Amebas matam 10 pessoas no Paquistão
Como pode ser visto na notícia acima, do Jornal The Guardian, a ameba Naegleria fowleri, da superclasse dos rizópodas, matou 10 pessoas no Paquistão conforme a autoridade da Organização Mundial da Saúde no país.
Esse parasita causa uma doença chamada Meningoencefalite Amebiana Primária (MAP ou PAM), que mata rapidamente o indivíduo que contraiu a ameba. A contaminação acontece em ambientes de água quente, como lagoas e represas, por exemplo, sendo que as amebas penetram no humano por via nasal, atingindo assim, o cérebro. Mais informações sobre a Naegleria fowleri podem ser encontradas aqui (site do CDC, centro do governo dos EUA sobre doenças) e aqui (um artigo de um pesquisador da Universidade de Stanford)
Foto de microscópio da ameba - CDC

Pesquisadores do Instituto de Física da USP de São Carlos desenvolvem uma pesquisa com uma variante da ameba, menos arriscada para o manuseio, com enfoque para o entendimento de um determinado aminoácido nas proteínas da ameba. Informações aqui.
Achei um vídeo legal sobre essa ameba no site do Animal Planet, você pode acessá-lo aqui (texto aqui).
Fases de vida da Naegleria fowleri - Wikipedia

Um comentário:

Gustavo Lepore disse...

Pra piorar, Hinduístas têm o hábito de praticar uma técnica chamada "Jala Neti", a qual consiste em descongestionar as vias nasais utilizando água com sal de cozinha dissolvido. O descuido com a escolha da água a ser utilizada na técnica gerou e ainda gera vários quadros de meningite amebiana, visto que os rios de lá da Índia, principalmente, não são muito bem tratados... vide o Ganges...