quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Pequeno Imortal


 O tardígrado ou também chamado urso d´água pertence a um Filo próprio: o Tardigrada, com uma certa semelhança com a  classe das aranhas, tem um tamanho reduzido (0.5 mm a 1,25mm), possui oito patas, cada uma com quatro a oito pequenas garras,este costuma viver entre musgos e líquens e são fortemente pigmentados.  Este ser é recoberto de quitina, possui sistema digestório, alimenta do conteúdo celular de bactérias ou algas, mas não aparelho respiratório, as trocas gasosas são feitas aleatoriamente com qualquer parte do corpo. São encontrados em todo o planeta inclusive em áreas  inóspitas, como a Antártica.

 Ao primeiro contato, o tardígrado parece ser apenas um animal comum, mas seu metabolismo extraordinário tornou este pequeno um ser inigualável. Suas principais característica são a longevidade e resistência, pode chegar a viver 120 ano, um tempo considerável para um animal de seu tamanho,além disso tem a capacidade de "desligar" seu metabolismo em condições adversas (como em um intenso inverno ou seca), mas sua principal e espetacular habilidade é a capacidade de reparar o DNA de danos radioativos.

 Este pequenino pode suportar uma pressão de 75 mil, dezenas de vezes maior que a enfrentada por seres das zonas abissais. Podem aguentar por alguns minutos uma temperatura de 200ºC e ainda suportam uma radiação de 5700 grays (um ser humano morre ao ser exposto a 100 grays). Algumas experiências foram feitas com esse ser em laboratórios de Universidades Americanas, ele foi congelado a -271ºC e reanimado com apenas uma gota d´água.O tardígrado provou ser completamente diferente da vida presente em nosso planeta, até parecendo ser extraterrestre! 

5 comentários:

Vinícius Camargo Penteado disse...

Ae Juliano
Parabéns pela primeira postagem
Só um adendo meu: coloque as fontes que você utiizou para fazer o texto e a fonte da foto.
Um abraço
Divirta-se com as doideras que existem nesse universão, incluindo os tardigrados

Hoje eu vou escrever sobre disse...

gente...é tudo como eu pensava, alias é mais, quando eu vi a entrevista de vcs pela radio eu fiquei curiosa mas quando acessei descobri que é muito mais ... realmente a ciência demonstrada por vcs é arte pura...obrigado,alias que figura tipo alien é esssa....
Silvia

Vinícius Camargo Penteado disse...

Legal que voce gostou, Silvia. Esse alien ai é um tardigrado. Tem muitos animais que tem tamnaho muito reduzido, eles são conhecidos como meiofauna, menos de meio milimetro. Voce pode ficar sua vida toda só se surpreendendo com o que a natureza já oferece
Um abraço
Obrigado

Pedro Henrique Rocha dos Santos disse...

Muito boa essa postagem, parabéns a voces do ao pé da vida, a ciencia aqui é arte mesmo, e cada nova postagem inspira mais pessoas do modo como me inspirou.

Vinícius Camargo Penteado disse...

Valeu Pedro, obrigado pela visita
Um abraço