sábado, 22 de setembro de 2012

Gordura Noturna

Querendo perder peso? Coma seus carboidratos a noite
Começo este post colocando um outro que bate de frente com uma das frases mais comentadas na nossa sociedade, essa que dá cada vez mais importância para o acúmulo de gordura, seja por fins estéticos, seja pelos de saúde: Comer a noite engorda! Primeiro que devemos deixar essa afirmação mais precisa, existe uma corrente de pensamento que diz que: não importa que você ingira a mesma quantidade calórica que outra pessoa que tem o mesmo nível de atividade física que você, se você ingerir a maior parte das suas calorias a noite, e a outra pessoa ingerí-las antes da noite, você acumulará mais tecido gorduroso do que ela. Esse é um assunto que ainda vai dar muito o que falar, ainda mais porque o mundo se encaminha para virar o do filme Wall-E, no qual a população é gorda e vive sendo transportada por navinhas. Depois de muito pesquisar, em fontes de todos os tipos, revistas científicas, blogs de peer-review, revistas de variedade semanais, revistas que se dizem científicas, cheguei a minha conclusão: pode até ser que isso seja verdade, mas até hoje ninguém conseguiu demonstrar com argumentos suficientemente convincentes a tese, e mais! o contrário, o de que não importa a hora do dia em que você faz a sua refeição, e sim o quanto você come e o quanto você gasta é que vão interferir no seu acúmulo de gordura é bem mais fundamentado. Comer a noite, pelo simples fato de ser noite, NÃO engorda. Pelo menos essa é a verdade atual.


A razão para esse post veio a minha cabeça na segunda passada, quando começamos, eu e mais outros professores, a discutir o assunto. Como ele é controvertido, e existe esse mito pairando pela sociedade, vários deles defenderam ferreamente a tese do "comer a noite engorda", e eu fiquei lá, de louco, dizendo que já tinha lido sobre o assunto e que não concordava, mas não consegui explicar os meus argumentos. O principal argumento posto no dia é de que o nosso metabolismo (o conjunto de reações químicas que possibilita a existência de um ser vivo) é diferente durante o período do sono quando comparado com a vigília (o período em que estamos acordados). Isso é um fato, realmente nossas taxas metabólicas são menores durante o sono; e de que os níveis de insulina e de outros hormônios ligados com o metabolismo de açucares e gorduras também são diferentes a noite, outro fato. Assim que comemos temos uma liberação hormonal própria da situação, e depois de comer modificamos essa situação a fim de permitirmos que nossas células tenham o acesso facilitado aos nutrientes que acabamos de ingerir. Assim eles disseram que se comêssemos a noite acumularíamos mais tecido gorduroso.


Fato é que, se pensarmos em relação a balança ingestão de calorias X  gasto calórico, só engordaremos se ingerirmos mais caloria do que gastamos, independente da hora que fizermos essa ingestão. Agora, a noite, por estarmos em casa ao lado da geladeira, podemos ter uma tendência maior a comer mais do que deveríamos (e ai sim podemos ingerir calorias demais, e engordar). Outra questão é a de que deveríamos (perceba o tempo verbal) fazer nossa última grande refeição três horas antes de dormirmos, para que pudéssemos completar um ciclo hormonal completo, para termos um sono mais saudável, dormir melhor sem tantas interrupções noturnas. Mas isso não tem relação direta com o acúmulo da terrível "gordura noturna" essa fantasiosa maldição que nunca mais vai embora se se instalar. O assunto todo é tão interessante que podemos até fazer um approach levando em consideração nossos ancestrais recentes não tecnológicos, para os "homens das cavernas" seria natural comer a noite, já que de dia eles estariam caçando e não teriam tempo para parar e cozinhar a carne, por exemplo. Era a noite que o homem acendia sua fogueira, fazia uma bela de uma refeição, rica em gordura, e trocava as experiências com seus companheiros, dando início, assim, a nossa bela tradição de mantermos vivo o conhecimento e nos aprimorarmos cada vez mais quanto mais conhecemos.


Aqui, um ótimo exemplo de como uma revista pode exagerar a respeito de um fato e trazer um assunto bastante controvertido como se fosse uma verdade absoluta, e reparem como o texto diz:  "Conclusão: por algum motivo, comer à noite engorda mais...". Quer dizer, dane-se se tem explicação ou não. Aqui um outro exemplo, que foi copiado e colado da EFE para o UOL, sem nenhum tipo de discussão posterior.
Aqui você vê um raro exemplo de uma reportagem que diz para você estudar e tirar suas conclusões.
Aqui e aqui textos e referências que vão de encontro com o que eu estou defendendo no post
Aqui você acessa o principal texto recente defendendo o "comer a noite engorda", mas note que ele é feito com camundongos que, por mais que sejam utilizados como modelos de fisiologia humana não podem ser comparados a estudos feitos com humanos que mostram o oposto, como o artigo discutido lá em cima, no link introdutório. Aqui um vídeo de um professor falando sobre o mesmo tema.
E aqui, pra terminar, um exemplo muito doido de um "cara do fitness" super coerente e realmente interessado em procurar as melhores alternativas para responder as suas perguntas. Mas em hipótese alguma indico o livro dele, nem conheço o cidadão, só gostei do texto.

Nenhum comentário: