quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Grafeno, Invisibilidade e Platão



“Repeti, confirmando para todos que em questão de anos teriamos em mãos uma fina folha com todas as funções de um ‘tablet’ tradicional. Disse que os computadores seriam substituídos por este novo material, podendo ser dobrados e enrolados. Como resposta, obtive um urro de risadas e um coro de pessoas me chamando de louco...”



O grafeno é o material mais forte já demonstrado, consistindo em uma folha planar de átomos de carbono densamente compactados em uma grade de duas dimensões.

Além de ser o material mais fino descoberto até agora, é transparente, para poder ser detectado é preciso colocá-lo sobre uma finíssima placa de óxido de silício. Apesar disto, é a substância mais resistente que se conhece, “é mesmo mais resistente do que o melhor dos metais, é mais forte do que o aço” sublinha Palácios, seria necessário colocar um elefante em equilíbrio sobre a ponta de um lápis para perfurar uma simples folha de grafeno, e já foi demonstrado que duas folhas de grafeno conseguem ser ainda mais eficazes como condutores de eletricidade.

As possíveis aplicações ao se recorrer ao grafeno seriam:

  • ·         Telas tácteis e flexíveis, já que o grafeno pode ser enrolado ou dobrado como uma folha de papel, onde a Samsung já iniciou a sua pesquisa.
  • ·         Acesso a novos materiais produzindo componentes mais leves, por exemplo, para a indústria Aeronáutica.
  • ·         Invisibilidade já que possui a capacidade de desviar os raios de luz, o que poderá servir a prazo para tornar “invisíveis” objetos cobertos por uma camada do material.
  • ·   Microprocessadores onde os elétrons viajam mais depressa permitindo criar computadores mais potentes e comunicações sem fios mais rápidas
  • ·         Baterias que iram armazenar mais energia e durante mais tempo
  • ·         Televisores onde o grafeno poderá conferir maior luminosidade e contraste.
  • ·         Detectores de luz como óculos de visão noturna extremamente eficazes
  • ·         Maior condutividade eléctrica, superior à dos materiais tradicionais.
  • ·         Comunicações ópticas, já que este material possui ainda a capacidade de polarizar a luz, faculdade que pode ser aproveitada para criar circuitos fotónicos e sistemas de comunicação de alta velocidade.
  • ·         Coletes á prova de bala, tirando partido da resistência e leveza do material


“...Não era louco, apenas um cientista. Mas não precisava responder a insulto algum. Ajeitei uma matéria sobre “A Alegoria da Caverna” em baixo do braço e continuei meu caminho.”

Fonte:



Leia também:




Nenhum comentário: