quinta-feira, 3 de maio de 2012

Veteranos e Danos Cerebrais

Encefalopatia traumática crônica em um veterano da guerra do Iraque com estresse pós traumático que cometeu suicídio
Pois bem, depois de quase dois meses de merecidas férias volte eu a escrever aqui. Vou contar que estava com uma baita de uma preguiça mas um dos meus alunos me deu novo ânimo. Foi o Rodrigo Oliveira, aluno de 3º ano, que estará em breve numa ótima universidade e que decidiu que iria escrever, o texto dele corre logo abaixo (Valeu, Rodrigo). Esse novo ânimo veio porque eu estava achando que ninguém estava afim de usar esse bendito canal (que já está chegando a 50.000 visualizações) de divulgação que eu me esforcei tanto para que existisse. O convite continua em pé para todos aqueles que eu conheço, sejam amigos ou alunos, que estejam com vontade de divulgar ciência.. Para aprimorar o texto do Rodrigo vai aqui um link com um vídeo sobre um instituto bostoniano (de Boston) para o estudo da doença, e aqui um site que auxilia os doentes a terem uma vida melhor e também ensina como prevenir os danos cerebrais. Vamos ver se eu animo de vez e posto pelo menos uma vez por semana.


Depois de voltar da guerra do Iraque, um ex-fuzileiro naval norte-americano descobriu-se incapaz de recordar conversas, datas e rotinas da vida diária. Tornou-se irritadiço, gritava com os filhos, e se afastou da família. Ele e a mulher começaram o procedimento para o divórcio. O Departamento de Assuntos de Veteranos o diagnosticou com distúrbio de estresse pós-traumático, ou DEBT. Quando seus pais ficaram sem notícias dele por dois dias, pediram à polícia que o procurasse. Os policiais encontraram o seu corpo, ele se havia enforcado com um cinto.
Essa história é lamentavelmente comum, mas a autópsia do cérebro desse jovem revelou uma coisa chocante que pode lançar a luz sobre a epidemia de suicídios e outros distúrbios experimentados por veteranos de guerras no Iraque e no Afeganistão. Seu cérebro havia sido fisicamente alterado por uma doença chamada encefalopatia traumática crônica, ou ETC. Essa é uma condição degenerativa mais conhecida por afetar boxeadores, jogadores de futebol americano e outros atletas que recebem repetidas pancadas na cabeça.
Em pessoas com ETC, uma forma anormal de uma proteína se acumula e acaba destruindo células por todo o cérebro, incluindo nos lobos frontal e temporal, que são áreas que regulam o controle de impulsos, o juízo, a capacidade de realizar muitas tarefas simultaneamente, a memória e as emoções. As explosões de bombas ou granadas poderiam ter um efeito catastrófico semelhante aos de concussões repetidas nos esportes.
O DEBT em um contingente de alto risco, como veteranos de guerra poderia ser, na verdade, é uma doença física e decorrente de um dano cerebral permanente, e não uma doença psicológica.
A descoberta do ETC em veteranos pode ser extremamente importante. Infelizmente, também poderia sugerir que o pior ainda está por vir, pois o ETC tipicamente se desenvolve no meio da vida, décadas após a exposição.
Fonte: Celso Paciornik
Rodrigo Oliveira (hollanda.oliveira@hotmail.com)

Nenhum comentário: