quarta-feira, 23 de maio de 2012

Jogue Angry Birds contra o Alzheimer

   Nesta semana, após ler uma matéria na revista Popular Science, fiquei muito contente em perceber que quando jogo o famoso jogo de tablets, Angry Birds, meu tempo na verdade não é totalmente desperdiçado. Segundo a matéria, jogos que exigem foco são ótimos para a aprimoração da memória, para  a prevenção e adiação da doença de Alzheimer. Segundo os cientistas, jogar é cientificamente bom e impulsiona a atividade cognitiva.
   Uma pesquisa foi feita com 65 pessoas, sendo 10 portadores de Alzheimer, 11 voluntários jovens e os 44 restantes idosos. Os participantes foram entrevistados várias vezes durante seis anos a respeito de seus hábitos, além de serem submetidos a exames regulares de ressonância magnética.
   O objetivo era analisar as medidas cerebrais considerando a participação dos indivíduos em atividades cognitivas (leitura, escrita, jogos) e exercícios físicos de cada grupo. O resultado apontou que os participantes que estimulavam o cérebro com frequência realizando atividades que exigem foco, como jogar Angry Birds, resolver palavras cruzadas, ou jogar Sudoku, desenvolveram menos proteínas amiloides, causadoras do Alzheimer e das dificuldades de memória. Essa baixa produção afasta ou minimiza a doença e mantém o cérebro saudável por mais tempo.
   O resultado mostrou que os benefícios são independentes de condições de saúde e idade, sendo válido para os três grupos.
   A Associação Alzheimer declarou que o estudo contém alguns dados inovadores sobre possível relação entre fatores de risco controláveis e as mudanças cerebrais que apontam a doença de Alzheimer
   Portanto, caros leitores, se tiverem filhos e os pegarem distraindo-se com Angry Birds enquanto deveriam estar estudando, não os castiguem. Eles só estão cuidando da saúde. Fonte: O Estado de S.Paulo

Nenhum comentário: