segunda-feira, 5 de março de 2012

Armadura Robótica

Muito além do "Muito além do nosso eu" de Miguel Nicolelis
Gnahei esse livro no ano passado, autografado pelo próprio Miguel e pelo Shin, meu amigo biólogo que já indicou postagens aqui, mas só comecei a lê-lo nesse ano, e curti. O livro faz bem a linha divulgação de dados, em alguns momentos ele se perde e peca pelo excesso, mas livros de neurociências costumam mesmo ser assim, tem determinados momentos em que fica difícil seguir adiante. Concordo com o autor do post ai de cima quando ele diz que o livro defende muito seu ponto de vista, mas afinal o livro está expondo esse lado, e faz todo o possível par nos convencer de que esse é o "lado do bem". As pesquisas envolvem o comando de aparelhos eletrônicos através dos pensamentos, e isso é tudo muito legal, as interações propostas por ele são incríveis, e os feitos também, a promessa do Miguel é de que, na abertura da copa de 2014, um tetraplégico vestindo um exoesqueleto robótico dará o chute inicial, uau, acho muito difícil que isso aconteça tão cedo, mas quem sabe é possível, mesmo assim acho que será um protótipo de algo que poderá ser uma realidade daqui uns bons 20 anos ou mais. Você pode ler um pouco mais da pesquisa dele nesse post aqui e assistir um trecho de uma entrevista do próprio aqui. O Shin já assistiu uma palestra dele e disse que o cientista sabe como vender seu peixe, de que a palestra é muito boa e faz com que nossos olhos brilhem com as possibilidades fantásticas apresentadas. Enfim, tenho o livro, quando terminá-lo vejo se posto novamente, mas de qualquer forma vale a pena se inteirar sobre o pesquisador e sobre sua frente de pesquisa, pode ser que ele seja um pioneiro numa tecnologia que dominará nosso futuro não muito distante, provavelmente eu me beneficiarei com alguns conquistas

Nenhum comentário: