quarta-feira, 20 de junho de 2012

Rio+20: e aí Vossas Senhorias?

     O Rio+20 é uma conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável. Bonito. Lindo. Está acontecendo no Rio de Janeiro, desde 13 de junho e perdurará por 9 dias, ou seja, terminará amanhã. Esta conferência não só tratou e continuará tratando do desenvolvimento sustentável, mas tratou e tratará também de assuntos ambientais polêmicos, como o Aquecimento Global e sua relação com as emissões de gases estufa (o famoso dióxido de carbono é o principal deles), o uso de fontes de energias limpas e renováveis, e nos intervalos, os líderes vão comentar sobre a erradicação da pobreza no mundo.

     Bastantes coisas, não são? Pois é.

     O Rio+20 é só uma reunião, na qual os líderes de Estado e Governo e muitos outros integrantes (cientistas, ativistas ambientais, etc.) sentam para conversar sobre todos os problemas do mundo em nove dias, e passado os noves dias, nada será resolvido. Digo isso com a cabeça erguida, pois sei que muitos partilham da mesma ideia. Os líderes de Estado acham linda essa ideia de sustentabilidade e todo esse pensamento verde, mas quando o peso das ideias enfia os dedinhos nos seus bolsos, a opinião deles muda. E não é por menos. Falar para os maiores emissores de dióxido de carbono do mundo pararem de queimar combustíveis fósseis é cutucar o mercado de petróleo, no qual anualmente fluem trilhões e trilhões de dólares.

     Vale a pena repensar o mercado petróleo em prol da saúde do planeta?

     Essas reuniões são de exacerbada importância no âmbito global, econômico e principalmente social, mas na verdade acabam por ser uma pura questão de marketing. Ver Mahmoud Ahmadinejad, que segundo as potências ocidentais tem um programa bélico nuclear no Irã e "planeja" destruir o mundo (vou parar com esse sensacionalismo, prometo), falar de sustentabilidade, é um tanto hilário para o cidadão ocidentalizado que partilha das opiniões das grandes potências, não é?

     Vi muita gente com diploma na mão utilizar do maniqueísmo da situação para aparecer. Ser do contra dá muito mais ibope do que ser um clichê, então aqueles que não têm peso na comunidade científica, não têm nome e grandes quantidades de artigos publicados, para aparecerem dizem que o "Aquecimento Global é mentira" com uma eloquência que dá até nojo. Não estou dizendo que o Aquecimento Global é uma verdade pura, pelo contrário, sei que há um grande protecionismo envolvido neste assunto e que o que é passado para o povo extrapola a coerência e idoneidade dos dados científicos. Mas não precisamos ser cientistas para dizer que soltar 6 gigatoneladas de dióxido de carbono anualmente na atmosfera causa um aumento desse gás na composição do ar atmosférico, e desde o século XIX já sabemos que este gás é um dos responsáveis por boa parte da absorção e retenção do calor na atmosfera. Portanto, causa impacto. Seja global, local, regional, causa impacto.
    
     A ciência é fria, objetiva, baseada nas estatísticas e no empirismo, e os dados compilados pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) mostram algo peculiar: 13 dos 14 anos mais quentes do último século aconteceram nas últimas duas décadas. Posso garantir que não há coincidência, a não ser aquela de encontrar aquela pessoa chata no supermercado. Dizer que as Revoluções Industriais que provocaram a emissão exacerbada de dióxido de carbono até os dias atuais não têm relação com esses dados estatísticos é a mesma coisa que alguém chegar pra mim e dizer que uma pessoa tem um glioma inoperável e metastizante, só que ela está morrendo por causa de uma gripe (coitado do Influenza).

     E isso vai. Ad infinitum. Nada foi resolvido de relevante na Rio+20 até agora, a não ser aquilo que era óbvio.

     Enquanto isso, nosso lindo mundo, que possui muitas mentes brilhantes que podem salvá-lo, está condenado pelo limitado cérebro das autoridades, que por sua vez limitam os cérebros ilimitados dos cientistas. Mas esperem, quando os donos do poder não puderem mais apreciar um demi jour da coquette, e olharem pela janela de seus luxuosos duplex e virem um mundo desgastado e morto, nós, que acreditamos na ciência e seguimos o seu caminho, estaremos em Marte, dando gargalhadas deles.

     Muitas coisas a falar, mas deixemos tudo para depois do fim da Rio+20, em um momento ad hoc. Viva à Ciência.

Um comentário:

Vinícius Camargo Penteado disse...

Adorei o texto, Gustavo. O melhor até agora, a maneira como você escreveu ficou demais. Parabéns. Abração