quinta-feira, 21 de junho de 2012

Veneno de largarta acelera a cicatrização

Uma proteína encontrada em lagartas pode ajudar na cicatrização e regenerar tecidos do corpo humano. A novidade foi descoberta por pesquisadores do Instituto Butantan, em São Paulo, e pode auxiliar no tratamento de diversas doenças degenerativas, além de asma, da diabete e de queimaduras. Com a ajuda da proteína, a forma de cicatrização em humanos pode ser muito mais completa.
Os cientistas passaram a estudar a lagarta Lonomia porque ela é motivo de acidentes no Sul do país. O contato com o bicho pode gerar problemas de coagulação e hemorragia cerebral e levar ao óbito. Os pesquisadores estudaram o mecanismo de ação de seu veneno e começaram a verificar outros de seus componentes. Notaram que a proteína, encontrada inicialmente nos extratos dos espinhos dessas lagartas, protege as células da morte e estimula a produção de moléculas importantes na regeneração. "Ela também aumenta a capacidade metabólica da célula, ou seja, sua energia, fazendo com que o processo seja mais rápido", explicou-se.
Durante o estudo, os pesquisadores perceberam que, ao usar a proteína, a cicatrização em animais ocorreu de forma 40% mais rápida, sem a formação de quelóides. Ainda acredita-se que a proteína possa ser usada no combate às rugas. Segundo os pesquisadores, a indústria farmacêutica estima que, no máximo em quatro anos, esse medicamento possa ser comercializado no mercado e usado em humanos.
Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: