Aumentar o colesterol bom (HDL) é bom?
O colesterol é uma molécula indispensável para nosso organismo, ela está presente em todas as nossas membranas celulares e nosso corpo não produz a quantidade suficiente, portanto temos que ingerir colesterol ou moléculas que entrarão no processo da sua síntese pelo nosso corpo. A maior parte dos nossos tecidos só consegue assimilar o colesterol se ele vier associado a um carregador chamado LDL (lipoproteína de baixa densidade), que é essencial mas não é perfeita (como quase tudo no nosso corpo), veja mais informações aqui mesmo no blog e desmistifique-se. E não é que meu ex aluno Gustavo Lepore, que já deixou vários bons comentários aqui no blog, resolveu fazer um post sobre o link supracitado lá no título. Resolvi então abrir esse espaço e colocar o texto dele, quem sabe isso o empolga para abrir seu próprio blog, por enquanto o Aopedavida está de portas abertas e orgulhoso. Ai vai:
"O número de casos de doenças cardiovasculares como infarto do miocárdio, AVC e alguns quadros de aterosclerose, é hoje, no Brasil, exacerbadamente grande. Quando um paciente chega a um hospital com dor no peito, os médicos já suspeitam de doença cardíaca e depois de tratarem o paciente, explicam que a causa do problema é o colesterol alto. Muitas pessoas não se importam e aceitam numa boa o que o médico lhes disse, indo posteriormente a um(a) nutricionista e organizando um papelzinho (guia) que vai pra geladeira com duas coluninhas, nas quais está escrito "o que pode comer/ o que não pode comer".
O problema está no fato de que alguns médicos aceitam os resultados de alguns experimentos divulgados nas revistas médicas e não lêem o rodapé da página, onde está escrito "não comprovado pela OMS e pela instituição de saúde local".
O colesterol é uma substância gordurosa que é essencial para nosso organismo pois, a partir dele, são formados alguns hormônios conhecidos como esteróides (testosterona e progesterona são os mais conhecidos) e também outras substâncias importantes. Mas, tudo que é bom tem o lado ruim (não esqueçam disso!), e o colesterol é dividido em colesterol bom (HDL) e colesterol ruim (LDL), e aquele colesterol chato, que causa as doenças na gente é o LDL, e esse é o que deve ser cortado de nossa alimentação, contudo, não é assim que o fazem.
Estudos comprovaram que o LDL é o principal responsável por grande parte das doenças cardíacas, e o tratamento destas doenças tem como base de dois remédios muito famosos: a "estatina", que diminui o nível de LDL no sangue, e a "niacina" que eleva o HDL. Ou seja, diminui o ruim e aumenta o bom, em outras palavras, tira o vilão e coloca o herói! Haha.
Embora muitos médicos e nutricionistas usem esse raciocínio para tratamento, foi comprovado pelo Institutos Nacionais de Saúde dos EUA (NIH, National Institutes of Health), que elevar muito o HDL pode ser prejudicial à saúde!
Doido não é? Mas é verdade. Os resultados mostram que diminuir o LDL é bom, e praticar esportes também (essas são duas medidas essenciais para aqueles que já tiveram ou têm tendência às doenças cardiovasculares), mas aumentar o HDL apresentou um aumento (mínimo, mas é um aumento) do risco de desenvolver ataques do coração, em pacientes que receberam somente altas doses de niacina. E além de tudo, a niacina dava uma baita dor de cabeça e náuseas nos pacientes.
Por fim, para evitar doenças cardiovasculares relacionadas ao colesterol alto e após ter uma dessas, os cuidados consistem em exercícios aeróbios e diminuir o colesterol ruim, e não necessariamente em aumentar o colesterol bom! Deixe isso para o seu fígado!" Gustavo Lepore (anakin_lepore@hotmail.com)
2 comentários:
querido Vi, gostei muito e é uma otima explicação, para os leigos, que tem colesterol alto(EU)continue passando isso pra gente, anotei esses nomes de componentes, e vou verificar se os remedios que tomo tem eles, e fale pro (gustavo) continuar verificando isso é muito importante pra quem tem colesterol alto, pq tomando essas drogas isso vc pode ter certeza que o LDL abaixa, só tomando remedio, mesmo passando a pão e agua ele não abaixa, dizem que vem de família, a Bianca tem e quer pessoa mais controlada que ela?gostei continuem com esse assunto, é muito importante, os outros assuntos tbem estão ótimos, esse chamou minha atenção bastante......bjos tia vera
Oi tia, brigado. Que bom que você gostou, fiquei contente. Se informe sempre o máximo que voce puder sobre seus tratamentos. Mas a pessoa ideal pra discutir os tratamentos é sempre um médico, ele tem a obrigação de ter sempre as informações mais atuais sobre tratamentos. Um beijo. Obrigado pela visita e pelo comentário
Postar um comentário